Segundo cérebro? Como o intestino pode interferir na saúde mental
A serotonina pode ser sintetizada no intestino e impacta diretamente na manutenção da saúde emocional
atualizado
Compartilhar notícia
O intestino possui função fundamental para diversos processos do corpo humano. É o caso da digestão, da absorção de nutrientes, da regulação de processos imunológicos e da produção de neurotransmissores essenciais, como a serotonina.
Além disso, ele abriga uma comunidade microbiana que atua para manter o equilíbrio metabólico e imunológico. Assim, é possível influenciar a resposta inflamatória e a saúde sistêmica do organismo. Devido às suas múltiplas influências, o intestino é considerado complexo e pode impactar tanto na saúde física dos indivíduos, quanto no bem estar mental.
O que fazer para o intestino funcionar bem?
Segundo a nutróloga e gastroenterologista, Jennifer Emerick, manter a saúde intestinal requer uma abordagem multifatorial. Confira abaixo os principais cuidados a serem adotados.
- Mantenha a hidratação: o consumo adequado de água facilita a formação e o transporte do bolo fecal, prevenindo a constipação.
- Ingira fibras: as fibras alimentares são fundamentais para a regulação do trânsito do intestino e para o desenvolvimento de uma microbiota saudável.
- Incorpore alimentos ricos em probióticos: os alimentos fermentados são fontes de microrganismos benéficos que auxiliam na manutenção do equilíbrio microbiano intestinal.
- Pratique atividade física: o exercício físico regular favorece a movimentação intestinal, além de contribuir para a saúde geral.
- Gerencie o estresse: o estresse crônico pode impactar negativamente nas funções do intestino. Por isso, recomenda-se a aplicação de técnicas de relaxamento e mindfulness para garantir a saúde digestiva.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, no Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!