metropoles.com

Seguir dieta Mediterrânea por um ano melhora a memória na velhice

Ao analisar as fezes de pessoas que fizeram o regime, cientistas encontraram maior número de bactérias ligadas ao envelhecimento saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Busiello/Getty Images
Caprese
1 de 1 Caprese - Foto: Antonio Busiello/Getty Images

Conhecida como uma das dietas mais interessantes não só para emagrecimento, mas para manter a saúde, a dieta Mediterrânea ganhou mais uma prova científica da sua eficácia. Um grupo de pesquisadores do Reino Unido, França, Itália, Polônia e Holanda analisou dados de 612 pessoas entre 65 e 79 anos de vários países — metade delas adotou a dieta Mediterrânea por um ano.

Foram coletadas amostras de fezes de todos os participantes no começo e no final do período. Os especialistas encontraram, no grupo que começou a dieta, uma quantidade maior de bactérias ligadas ao envelhecimento saudável e menor de micro-organismos considerados “ruins”.

Foi observada uma queda nas bactérias envolvidas na produção de ácidos do sistema digestivo, que estão ligadas ao aumento do risco de câncer nestes órgãos, resistência à insulina, danos celulares e gordura no fígado. A metade dos participantes que não mudou de dieta apresentou um aumento nas bactérias que se relacionam com a queda nas funções cognitivas.

Porém, os pesquisadores afirmam que a dieta Mediterrânea pode não ser aplicável para pessoas com problemas de deglutição ou nos dentes, visto que engloba sementes, castanhas e grãos integrais.

(Com informações do Eureka Alert!)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?