metropoles.com

Adeus, sedentarismo: veja 5 truques para ser mais ativo no dia a dia

Educador físico mostra que é possível abandonar o sedentarismo mesmo com uma rotina corrida. Veja o que fazer no dia a dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Emilija Manevska
Pessoa sentada no chão amarrando o tênis - caminhada, caminhar, sair do sedentarismo cardio corrida
1 de 1 Pessoa sentada no chão amarrando o tênis - caminhada, caminhar, sair do sedentarismo cardio corrida - Foto: Getty Images/Emilija Manevska

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde já são comprovados pela ciência e reconhecidos pela humanidade. Apesar disso, abandonar o sedentarismo é um dos maiores desafios da sociedade atualmente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta é fisicamente inativa. No Brasil, dados do IBGE indicam que 47% dos brasileiros adultos e 84% dos jovens são sedentários.

Esse cenário contribui para a ocorrência de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, o que reduz a qualidade e a expectativa de vida. Além disso, por afetar uma grande parcela da população, este é um problema de saúde pública.

Como abandonar o sedentarismo

A solução é incluir mais atividades físicas no dia a dia de forma natural, reforça o personal trainer e educador físico Tauan Gomes. “Para escapar do sedentarismo, é importante incluir atividades físicas de forma natural no dia a dia. Mesmo com rotinas corridas, encontrar tempo para manter o corpo ativo é fundamental para a saúde”, afirma.

5 dicas para ser mais ativo no dia a dia

Tauan dá algumas dicas que podem ajudar a abandonar o sedentarismo e adotar uma rotina mais ativa e saudável. Confira:

1 – Incorpore atividade física na rotina

“Aqui não estamos falando de esportes, de corrida, de dança, e sim de pequenas movimentações que muitas vezes trocamos em prol da comodidade. Por exemplo, subir escadas em lugar de uso o elevador, ir a pé para locais próximos ao invés de usar o carro, passear você mesmo com seu cachorro, etc.”, explica.

2 – Buscar algo que goste

“Muitas vezes não é a atividade física em si que te desmotiva e sim a específica que você escolheu. Existem infinitas possibilidades, basta escolher a que tem mais afinidade, como futebol, dança, corrida, ciclismo, artes marciais, musculação, entre outras”, diz o educador físico.

3 – Crie o hábito

“Nossa vida é movida a hábitos, então transforme o exercício físico em um hábito também. Defina um horário, evite fugir dele, escolha durações realistas para não desmotivar com o tempo. No longo prazo, a atividade física vai se tornar totalmente natural para você”, destaca o profissional.

Nesse sentido, a técnica dos 21 dias pode ajudar. A metodologia, que surgiu a partir de estudos do cirurgião plástico Maxwell Maltz na década de 60, diz que são necessários 21 dias para criar um hábito. A persistência em determinada tarefa por este período o tornaria natural, incorporando mais facilmente à rotina.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?