metropoles.com

Sedentarismo está associado à piora da saúde mental, diz estudo

Pesquisadores chineses analisaram se o sedentarismo em pessoas que tiveram AVC tem influência em transtornos de saúde mental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Foto mostra homem deitado em um sofá com cobertor - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra homem deitado em um sofá com cobertor - Metrópoles - Foto: Gettyimages

A falta de atividade física, conhecida como sedentarismo, está diretamente ligada à deterioração da saúde mental, revela uma nova pesquisa. O estudo aponta que pessoas sedentárias são mais propensas a desenvolver problemas como depressão e ansiedade.

A pesquisa, publicada na revista de Pesquisa Psicossomática, buscou identificar se os comportamentos sedentários estão associados a piora da saúde mental em pacientes com AVC.

Avaliação feita por questionário

Os pesquisadores reuniram 1.230 pessoas que tiveram acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVC) de três hospitais da China. Um ano após eles receberem alta, os pacientes responderam a questionário para avaliar sintomas de depressão, ansiedade e insônia.

Os participantes foram separados por grupos de tempo sedentário longo e curto, baseada no período sedentário mediano de todos os envolvidos. Houve ainda uma análise do estilo sedentário na hora do lazer com a saúde mental.

Os indivíduos que passaram mais tempo em atividades sedentárias de lazer tiveram pontuações mais altas do que aqueles que passaram menos tempo sedentários.

“Nossas descobertas sugerem que o tempo sedentário excessivo de lazer aumenta a gravidade dos sintomas de depressão, ansiedade e insônia um ano após o AVC, e reduzir o tempo sedentário pode ajudar a prevenir esses distúrbios”, disseram os autores no artigo.

A equipe de especialistas também concluiu que a diminuição do sedentarismo pode ser importante para prevenção de ansiedade, depressão e insônia pós-AVC.

Eles destacaram que se trata de um estudo transversal que necessita de medidas psicológicas dinâmicas pós-AVC. Portanto, não foi possível determinar se os sintomas de saúde mental observados são reversíveis.

Leia a notícia completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?