Combate ao sedentarismo: veja dicas para começar a se exercitar
Fazer exercícios ajudar a prevenir diversos problemas de saúde; comece o combate ao sedentarismo agora mesmo com essas dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Começar a praticar atividades físicas não é só algo com objetivo estético: o sedentarismo aumenta e muito as chances de morte por várias doenças, especialmente as cardíacas e metabólicas.
“Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente em razão do sedentarismo”, alerta o educador físico Werico Rodrigues.
Iniciar uma rotina de mais movimento, porém, pode ser um desafio. Pensando para quem não está acostumado a deixar o sofá, o profissional separou dicas de como tornar a mudança de hábito algo mais simples.
Comece aos poucos
Se você não tiver problemas de saúde e quiser começar aos poucos, uma caminhada leve, de meia hora, é o suficiente para o início de uma rotina mais ativa.
“Uma opção interessante é investir em caminhadas ou passeios de bicicleta, por exemplo. Dessa forma, estará ao ar livre, fazendo algo leve e até mesmo divertido, que também pode ser uma oportunidade para relaxar e espairecer a mente”, complementa.
Lembre-se dos alongamentos
Ao começar a fazer exercícios, muitas pessoas se esquecem da importância dos alongamentos. Eles são fundamentais para preparar a musculatura para a ação que será executada.
Dependendo do caso, alongamento pode até ser o exercício principal da sua rotina. “Pessoas com dores articulares no quadril ou dores na lombar podem aderir a prática como atividade diária, uma vez que o exercício promove a sensação de alívio, trabalhando a mobilidade e fazendo com que as dores sejam menos intensas”, diz o educador.
Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!