metropoles.com

Sauna e banho quente podem ter benefícios similares aos de uma corrida

Pesquisadores britânicos afirmam que o calor pode melhorar a circulação sanguínea e colaborar para a saúde de quem não pode se exercitar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/ qwerty01
sauna
1 de 1 sauna - Foto: iStock/ qwerty01

Corpo aquecido, produção de suor, aumento da frequência cardíaca. Esses são alguns dos sinais que o corpo apresenta quando se faz exercícios físicos. Porém, eles também aparecem em uma situação que envolve bem menos esforço: se sentar em uma sauna, banheira ou ao tomar um banho quente.

Pesquisadores da Coventry University, no Reino Unido, estão estudando os benefícios de se estar em altas temperaturas para a saúde do corpo. Em uma revisão de pesquisas já publicadas, eles descobriram que a sauna ou banho quente podem causar benefícios semelhantes aos de uma atividade física moderada ou leve, como caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Os cientistas também estão comparando as respostas do corpo ao aquecimento e ao exercício físico. Voluntários estão passando por sessões de sauna e de ciclismo com a mesma duração — foram encontradas elevações na temperatura do corpo e na frequência cardíaca comparáveis entre as duas atividades. Também foram descritos benefícios na circulação sanguínea.

Em estudos anteriores, o uso de saunas já foi ligado à diminuição do risco de demência, Alzheimer e problemas cardiovasculares. Também há indicação que o uso de saunas possa diminuir os níveis de glicose no sangue em jejum.

“Mas, como diz o ditado, o que parece bom demais para ser verdade provavelmente não é. Antes de pensar em cancelar a academia e investir em uma jacuzzi, saiba que as saunas e banheiras normais não são capazes de replicar benefícios para a saúde da atividade física, como perda de gordura e aumento da massa muscular“, escreve Charles James Steward, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, em artigo publicado no site The Conversation.

O objetivo dos pesquisadores não é descobrir se o aquecimento pode substituir em algum nível o exercício, e sim se é uma opção para pessoas que não podem fazer atividade física por problemas de saúde.

“A pesquisa dos benefícios do calor para a saúde ainda está no começo. Mais estudos clínicos a longo prazo em populações saudáveis e doentes são necessários antes que possamos entender completamente o potencial dessa técnica”, afirma Starward.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?