Saúde: “Vamos processar 50 mil amostras de coronavírus por dia”
No momento, a capacidade laboratorial do país permite cerca de 4 mil resultados a cada 24 horas. Secretário diz que rede está sendo ampliada
atualizado
Compartilhar notícia
Em resposta às notícias de que o Brasil seria um dos países a fazer menos testes entre os mais afetados pelo coronavírus no mundo, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que a informação “não é verdade” e que o governo está se organizando para fazer muito mais exames do que no momento.
“Vamos chegar ao ponto de analisar entre 30 e 50 mil amostras por dia. Hoje, fazemos cerca de 4 mil análises a cada 24h. Estamos trabalhando e vamos divulgar quando estivermos prontos. Dependemos de fornecedores internacionais, logística e trâmites formais”, explica o secretário.
Wanderson conta ainda que pessoas contactadas por telefone pelo sistema do governo e que tiverem sintomas, assim como aquelas que são atendidas por meio de telemedicina ou usam o aplicativo Coronavírus-SUS serão encaminhadas, em breve, para unidades móveis de coletas de testes e terão o resultado no celular em até 36h. “Ainda não implementamos por estar esperando as máquinas serem instaladas no parceiro privado. Devemos começar este modelo em um piloto no Rio de Janeiro e Curitiba”, afirma.
Ainda de acordo com a pasta, a partir do dia 15/04 serão distribuídos mais 451.432 testes a vários estados do país.