metropoles.com

Saúde suspeita de “vacinação inadequada” em caso de paralisia no Pará

Criança de 3 anos apresentou sintomas compatíveis com a poliomielite em cidade do interior do estado. Ministério da Saúde investiga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomaz Silva/Agência Brasil
vacinação contra poliomelite
1 de 1 vacinação contra poliomelite - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Saúde enviou, nesta quinta-feira (6/10), uma equipe ao Pará para investigar o caso de uma criança de três anos com sintomas compatíveis com os da poliomielite. O vírus atenuado usado na versão oral da vacina foi encontrado nas fezes do paciente.

A pasta reforça que não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil, e que, com as informações enviadas pela secretaria estadual de saúde, o caso pode estar relacionado a um “evento adverso ocasionado por vacinação inadequada”.

O paciente não recebeu as doses da vacina com vírus inativado antes de receber o imunizante com o patógeno atenuado, como preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI). O menino tomou apenas a vacina da gotinha, que é usada como reforço anual depois que o ciclo com a fórmula injetável é finalizado.

Apelo pela vacinação

Em nota, a pasta destaca a importância da vacinação contra a paralisia infantil. “O Ministério da Saúde reforça que pais e responsáveis vacinem suas crianças com todas as doses indicadas para manter o país protegido da poliomielite, doença erradicada no Brasil”.

Os indicadores de imunização infantil contra a poliomielite estão em queda no país desde 2015. No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 67,1% do público-alvo, de acordo com a Fiocruz.

Esforços coletivos, como campanhas de vacinação e medidas de vigilância mantiveram o poliovírus fora do Brasil nas últimas três décadas, fazendo com que a doença fosse considerada erradicada no Brasil. Desde 1994, o vírus selvagem que provoca a doença não é encontrado nas Américas pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

Leia a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

O Ministério da Saúde informa que não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil.

A pasta enviou equipe ao estado do Pará nesta quinta-feira (6) para investigar um caso de Paralisia Flácida Aguda. De acordo com informações enviadas pela secretaria estadual de saúde, o caso pode estar relacionado a um evento adverso ocasionado por vacinação inadequada. É importante ressaltar que não se trata de poliomielite.

O Ministério da Saúde reforça que pais e responsáveis vacinem suas crianças com todas as doses indicadas para manter o país protegido da poliomielite, doença erradicada no Brasil.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?