metropoles.com

Saúde pedirá novamente à Anvisa autorização para importar Covaxin

Em março, a pasta teve pedido negado para importar a vacina indiana Covaxin; o imunizante teve 80.6% de eficácia em estudo fase 3

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bharat Biontech/Divulgação
vacina indiana covaxin covid coronavírus sars
1 de 1 vacina indiana covaxin covid coronavírus sars - Foto: Bharat Biontech/Divulgação

O Ministério da Saúde fará um novo pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorização para importar a vacina indiana Covaxin. Em estudo fase 3 divulgado em março, o imunizante demonstrou 80,6% de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da Covid-19.

A expectativa da pasta é que, desta vez, a autorização emergencial seja concedida pelo órgão, o que permitirá trazer ao Brasil as 20 milhões de doses já compradas do imunizante ainda neste mês.

No dia 31 de março, a Anvisa rejeitou pedido semelhante do Ministério da Saúde de autorização “excepcional e temporária” para importação e distribuição da vacina Covaxin, imunizante produzido pelo laboratório Bharat Biotech, da Índia.

Na época da recusa, a agência afirmou que os dados apresentados sobre a vacina não comprovaram a “qualidade e eficácia” do imunizante. No dia anterior, a agência já havia indeferido o pedido de certificação das fábricas do laboratório Bharat Biotech.

Os diretores reforçaram que a equipe da Anvisa enviada à Índia identificou inconformidades no processo de fabricação e que, pelos dados apresentados, aceitar a Covaxin naquele momento seria um risco. A avaliação no governo brasileiro seria a de que o quadro mudou em relação à vacina e que os problemas apontados pela Anvisa foram superados e o imunizante já poderia ser aprovado.

O argumento é reforçado pelo fato de que no dia 13/05 a própria Anvisa autorizou os estudos da fase 3 – a última antes da autorização para uso – com 4,5 mil pessoas no Brasil. Os testes estão sendo conduzidos pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Se a aprovação da Anvisa sair em até uma semana, o laboratório indiano indicou que poderá mandar as 20 milhões de doses contratadas até o fim de maio, em duas cargas de 10 milhões de unidades cada. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?