Saúde mental: veja quais alimentos contribuem para o bem-estar
Nutricionista lista os alimentos que podem ajudar a cuidar da saúde mental e melhorar a sensação de bem-estar
atualizado
Compartilhar notícia
Além de atuar na digestão dos alimentos, o intestino também desempenha um papel significativo na nossa saúde mental. Isso porque ele está diretamente ligado ao cérebro, exercendo, assim, influência sobre as nossas emoções e humor.
Estudos já demonstraram que certos nutrientes estão diretamente relacionados à produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, associados à regulação do humor, do sono, sensação de prazer, motivação, redução da ansiedade e estresse.
“É o caso, principalmente, por exemplo, dos alimentos ricos em triptofano: ovos, carnes magras, laticínios, nozes, castanhas, leguminosas e banana”, comenta a nutricionista Juliana Vieira.
Assim, muitos alimentos podem contribuir para o tratamento de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, ajudando a melhorar a saúde mental. “As escolhas alimentares podem ser grandes aliadas no tratamento, promovendo maior bem-estar, tanto físico quanto emocional e mental”, completa.
Alimentos que melhoram a saúde mental
Salmão, atum e sardinha
Alimentos que contêm ômega 3 ajudam a reduzir a inflamação no cérebro, levando à melhora da função cognitiva e do bem-estar emocional.
Iogurte natural
O iogurte natural é uma fonte de probiótico, responsável por adequar a saúde do intestino, restabelecendo o equilíbrio da microbiota intestinal e possibilitando uma maior absorção dos nutrientes. O desequilíbrio da microbiota está diretamente relacionado a quadros de ansiedade e depressão.
Espinafre, banana e feijão
A ingestão de vitaminas do complexo B, presentes em grãos integrais, vegetais e leguminosas, também é benéfica para a saúde mental, regulação do humor e bem-estar emocional.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!