Saúde: medicamentos promissores contra a Covid-19 estão em testes
Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos afirma que vários remédios estão sendo estudados e terão resultado ainda em abril
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva feita na noite desta segunda-feira (06/04), o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, afirmou que vários medicamentos estão sendo testados nos hospitais do país para combater o coronavírus.
“Estão em curso vários ensaios clínicos. Teremos resultados ainda em abril para oferecer tratamentos seguros e eficazes, tudo baseado em evidências. Estamos em busca disso com celeridade, e incorporaremos os medicamentos se forem eficazes e seguros”, afirma o secretário.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que até um medicamento usado em gado para matar carrapatos e melhorar o pelo do animal tem indícios de ação contra o coronavírus, mas é preciso fazer estudos científicos. “Primeiro é preciso convencer os pares técnicos. Vamos fazer tudo pela ciência, não vamos perder o foco, disciplina e planejamento”, afirma Mandetta.
Segundo o ministro, não há fórmula pronta na batalha contra a Covid-19. “Vamos acertar, errar, e estamos comprometidos com o máximo de trabalho”, declarou.
Até o momento, o único medicamento liberado pelo governo para uso em pacientes críticos e graves é a cloroquina. Defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, o remédio pode ser usado apenas em ambiente hospitalar, por apresentar alguns efeitos colaterais.