Saúde investiga 58 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 no país
Primeira paciente comprovada foi divulgada nesta quinta (10/12). Amostras estão sendo analisadas por laboratórios referência
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Ministério da Saúde, além do primeiro caso confirmado de reinfecção por coronavírus no Brasil, outros 58 casos suspeitos estão sendo investigados no país. A pasta diz que 36 amostras já chegaram aos laboratórios de referência e passarão pelo sequenciamento genético para verificar se o vírus que infectou o paciente da segunda vez é diferente do primeiro.
Há diagnósticos sendo investigados em nove estados. Uma das dificuldades para fechar a análise é que é preciso ter a amostra da primeira infecção, que não costuma ser guardada por todos os laboratórios.
“Precisamos verificar se é reinfecção ou um problema de diagnóstico”, diz Greice Madeleine, assessora técnica do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.
Distrito Federal
A Secretaria de Saúde do DF afirmou, nesta quinta-feira (10/12), que três casos suspeitos de reinfecção daqui estão enquadrados nos critérios do Ministério da Saúde.
As amostras dos testes RT-PCR – considerados de “padrão-ouro” na detecção da presença do vírus Sars-CoV-2 – serão enviadas nos próximos dias para o laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.