metropoles.com

Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF

Amostras do vírus recolhidas dos pacientes serão enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde está investigando três casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no Distrito Federal. As amostras dos testes RT-PCR – considerados de “padrão-ouro” na detecção da presença do vírus Sars-CoV-2 – serão enviadas nos próximos dias para o laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A Fiocruz vai comparar se as amostras recolhidas no primeiro e no segundo exame de cada um dos paciente são versões diferentes do vírus. Apenas o exame de sequenciamento genético, que não é feito no DF, pode comprovar se os casos foram reinfecções ou se houve uma reativação do mesmo vírus no organismo do paciente.

De acordo com a nota da Secretaria de Saúde, os três pacientes se enquadram no protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para investigação. Eles tiveram dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória.

A Secretaria de Saúde não repassou informações sobre a identidade dos pacientes, mas, em novembro, o Metrópoles noticiou a provável reinfecção de um médico do Hospital das Forças Armadas (HFA) que testou positivo pela primeira vez em junho e, em novembro, recebeu novo diagnóstico para a doença.

Na nota enviada pela pasta, consta que os três pacientes cujos exames estão sendo investigados “são casos em que a primeira infecção ocorreu entre junho a agosto e a segunda confirmação laboratorial ocorreu entre o fim de novembro e o início de dezembro”.

Primeiro caso confirmado no Brasil
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (10/12) o primeiro caso de reinfecção no país. Uma médica de 37 anos, moradora de Natal, que atua nos serviços de Saúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba, teve dois diagnósticos da doença confirmados nos meses de junho e outubro. A reinfecção foi atestada pelo Fiocruz.

O governo do Rio Grande do Norte investiga outros cinco casos de reinfecção nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim.

Quanto dura a imunidade?
Os casos de reinfecção pelo coronavírus levantam dúvidas sobre quanto tempo dura a imunidade à doença. Essa é uma das questões mais importantes tanto para o desenvolvimento de vacinas como para as medidas que deverão ser seguidas para controlar novas ondas da Covid-19.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?