metropoles.com

Saúde faz campanha para incentivar doações regulares de sangue

Segundo o Ministério da Saúde, 1,6% da população é doadora, mas OMS considera 3% como ideal. Campanha visa chamar pessoas aos hemocentros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
1 de 1 - Foto: iStock

Apenas 1,6% dos brasileiros é doador de sangue atualmente. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (14/6), não é baixo, mas poderia ser melhor. O Ministério diz que considera o número aceitável, mas espera elevar a proporção até pelo menos o nível tido como ideal pela Organização Mundial de Saúde, de 3% da população. Para alcançar o objetivo, a pasta lançou uma campanha para incrementar os estoques dos bancos de sangue.

Como parte desse esforço, a campanha “Doe sangue regularmente, tem sempre alguém precisando de você” fica no ar até o próximo dia 30. Além da data – 15 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue -, o período foi escolhido porque, nessa época, os estoques de sangue nos hemocentros costumam baixar ao mesmo passo em que o clima fica mais frio. A ação contará com vídeos educativos, jingle, publicações em redes sociais e distribuição de material gráfico.

Ainda conforme o Ministério, em 2018 o investimento para a área de sangue e derivados está previsto em R$ 1,3 bilhão. Os recursos são para modernização das unidades de coleta e estoque, qualificação de profissionais, medicamentos de alto custo (para hemofílicos, por exemplo) e estruturação da rede nacional.

Perfil do doador
A maioria dos doadores de sangue no Brasil – 42% – são jovens, com idade entre 18 e 29 anos. Em 2017, 3,3 milhão de pessoas doaram sangue e 2,8 milhões precisaram de uma transfusão sanguínea. Entre os doadores, 60% foram do sexo masculino.

O Brasil conta hoje com 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia, como hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem e laboratorial de doadores.

A doação no Brasil é 100% voluntária – ou seja, não pode haver contrapartida financeira. Uma única doação, de acordo com a pasta, beneficia até quatro pessoas.

Faceboook
Desde o mês passado, o Facebook tem no Brasil uma ferramenta de cadastro de potenciais doadores, que visa encurtar a ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. A ideia é que os bancos de sangue chamem os doadores cadastrados nas suas proximidades quando estiverem precisando reabastecer seus estoques. O Hemocentro de Brasília é uma das instituições inclusas nessa primeira fase de implementação da ferramenta, junto com outras cinco unidades.

“Sangue não se vende e não se compra no Brasil. Doar é um ato de altruísmo. Temos estoques adequados de sangue, mas as pessoas que doam, não doam com regularidade. Esse recurso vai efetivamente salvar vidas. Esse é o desafio. Essa ferramenta vai evitar que pessoas morram. Não é só uma fala”, avaliou o coordenador do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag, na época do lançamento, em São Paulo.

Quem pode doar?

– Pessoas entre 16 e 69 anos
– Menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis
– Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar se já tiverem doado alguma vez até os 59
– O peso mínimo para doação é 50 kg

Impedimentos temporários:

– Gripe, resfriado e febre (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas)
– Gravidez
– Período pós-gestação (90 dias para parto normal e 180 para cesarianas)
– Amamentação (até 12 meses após o parto)
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Tatuagem ou piercing recentes (últimos 6 meses)
– Exames ou procedimentos com uso de endoscópio nos últimos 6 meses
– Situação de risco para DSTs (12 meses após exposição)

Impedimentos definitivos:

– Ter tido hepatite após os 11 anos de idades
– Evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, HIV, doença de Chagas e vírus HTLV I e II
– Uso de drogas injetáveis
– Malária

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?