Saúde emocional pode desencadear diabetes? Médicos respondem
Léo, filho de Marília Mendonça, foi diagnosticado com diabetes tipo 1. Avó da criança diz ser resultado da saudade que o garoto sente da mãe
atualizado
Compartilhar notícia
A mãe da cantora Marília Mendonça, Ruth Dias, revelou recentemente que seu neto, Léo, desenvolveu diabetes tipo 1 após a morte da mãe. De acordo com ela, a causa do quadro teria sido de origem emocional, devido à saudade que a criança sente.
Conforme o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), fatores emocionais não causam a diabetes, mas podem desencadear a doença. “Nós sabemos que diversas doenças autoimunes se desencadeiam por estresses violentos, como é o caso do menino. Isso implica no desenvolvimento de anticorpos contra as células que produzem insulinas no pâncreas, caracterizando o desenvolvimento do diabetes tipo 1”, explica.
Segundo o médico, existem outras causas que podem levar a esse processo autoimune, mas o quadro ainda é pouco esclarecido. A psicanalista Andrea Ladislau concorda. “Até porque as doenças crônicas não são causadas por fatores emocionais, isso é um mito. No entanto, emoções podem agravar, acelerar ou intensificar os sintomas de doenças crônicas”, esclarece a especialista.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.