metropoles.com

Saúde do intestino pode aumentar risco de criança ter TDAH, diz estudo

Pesquisadores analisaram microbiota de crianças com TDAH e verificaram maior desequilíbrio intestinal do que no grupo controle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: menino sentado no vaso sanitário
1 de 1 Imagem colorida: menino sentado no vaso sanitário - Foto: Getty Images

Um grupo de pesquisadores internacionais acredita que o desequilíbrio da flora intestinal pode estar relacionado ao maior risco de uma criança ter transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A flora intestinal, também conhecida como microbiota, é composta por uma grande variedade de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. A prevalência de certas espécies em indivíduos com o transtorno chamou a atenção dos cientistas.

Em um estudo, publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry nesta quarta-feira (5/4), os pesquisadores explicam que analisaram amostras de fezes de 35 crianças com TDAH e de outras 35 sem o transtorno para comparação.

As amostras do primeiro grupo continham níveis mais altos de certas espécies de fungos, como a Candida albicans, e níveis mais baixos de outras espécies.

Experimentos com células cultivadas em laboratório mostraram que a Candida albicans aumentou a permeabilidade das células que revestem o intestino, criando um ambiente propício para a entrada de bactérias na corrente sanguínea. Esse desequilíbrio pode resultar em inflamação em todo o corpo e no cérebro.

“O corpo humano abriga um ecossistema microbiano complexo e diversificado, e as descobertas deste estudo sugerem que a disbiose do micobioma fúngico no TDAH pode influenciar a saúde do paciente”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?