Novo boletim: Brasil investiga 12 casos suspeitos de coronavírus
Exames metagenômicos específicos estão sendo realizados a fim de descartar ou confirmar a infecção pelo vírus
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (31/01/2020), o Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos para coronavírus no Brasil. Inicialmente, a equipe ministerial havia anunciado 13 casos considerados como suspeitos de acordo com os critérios da OMS. No entanto, durante a apresentação dos dados, o número caiu para 12, pois a pasta foi informada de que os exames realizados na estudante de Minas Gerais que estava em quarentena não confirmaram para o novo vírus.
O boletim do Ministério da Saúde é atualizado diariamente. No relatório de quinta (30/01/2020), eram nove casos suspeitos em seis estados: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. No atual, os casos suspeitos estão localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Desde o início do monitoramento integrado feito pela pasta, nove suspeitas já foram descartadas por exames laboratoriais: três dos pacientes tinham o vírus influenza A e seis, o influenza B.
Entre os 12 casos que estão em investigação, quatro pacientes não tiveram a origem da doença identificada no painel viral e, por isso, estão sendo feitos exames mais detalhados. Ainda não se sabe qual vírus infectou a estudante de Minas Gerais, mas, depois do exame de detalhamento genômico – técnica mais completa disponível baseada na análise de DNA –, foi possível afastar a hipótese de contaminação pelo novo coronavírus.
Os casos investigados aguardam resposta de exames metagenômicos específicos para descartar ou confirmar a infecção pelo coronavírus. É preciso que, além de apresentar febre e sintomas respiratórios (como a tosse, por exemplo), o paciente tenha estado na China nos 14 dias antes do começo dos sinais, ter tido contato com uma pessoa infectada ou com amostras laboratoriais confirmadas.