metropoles.com

Confira como curar gripes e resfriados

Causadas por vírus, as doenças podem ter tratamento simples, com repouso e hidratação, ou precisar de atendimento para evitar evolução

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
ilustração de homem com gripe
1 de 1 ilustração de homem com gripe - Foto: istock

Uma das doenças mais comuns entre a população, a gripe é uma infecção nas vias aéreas superiores (boca, nariz, faringe e laringe) caracterizada pela presença de vírus. Quando em menor intensidade, é conhecida como resfriado. “Em geral, todas as infecções de vias aéreas acontecem porque o organismo não está preparado para conter a invasão dos vírus. Temos contato com eles todos os dias pela respiração, mas, quando o sistema imunológico está bem preparado, os vírus não conseguem se implementar”, explica Luciano Lourenço, clínico geral, intensivista e chefe da Emergência do Hospital Santa Lúcia.

Quando a gripe fica restrita às vias aéreas superiores, normalmente se resolve com repouso, alimentação equilibrada, hidratação e remédios para diminuir os sintomas de dores e febres. Os resfriados tendem a se resolver entre 48 e 72 horas, com melhora rápida dos sintomas. Se dentro dos dois primeiros dias os sintomas piorarem, houver febre alta e incapacitação, de modo geral, a indicação é seguir para o hospital.

“Uma preocupação que temos é o fato de a gripe ser uma porta de entrada para infecções bacterianas. Com as vias respiratórias inflamadas, elas se defendem mal e criam um bom ambiente para bactérias oportunistas”, conta o médico Luciano Lourenço.

De modo geral, todas as pessoas gripam com a mesma frequência, mas crianças, idosos, gestantes e pacientes imunodeprimidos estão em grupo de risco pela possibilidade de complicações e de evolução da gripe para uma pneumonia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?