metropoles.com

Saúde compra máscaras e respiradores, mas ainda teme desistência

Ministro afirmou que os contratos foram assinados na noite de quarta (01/04), mas ainda há insegurança se outra parte cumprirá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, se encontra com Augusto Aras, PGR, e tratam de acordo entre os órgãos
1 de 1 Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, se encontra com Augusto Aras, PGR, e tratam de acordo entre os órgãos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio à crise do coronavírus e relatos da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) na área da saúde e respiradores para equipar leitos de UTI, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta fechou dois acordos na noite desta quarta (01/04) para ajudar a resolver o problema.

“Conseguimos fazer uma compra internacional de EPIs que vai ser suficiente pra os próximos 60 dias e deve ser entregue em 30 dias. A União não costuma fazer esse tipo de compra, é algo descentralizado, feito pelas Secretarias de Saúde”, diz o ministro. Também foi fechado um contrato de R$ 1,2 bilhão de reais para a compra de respiradores, que devem ser entregues em um mês.

Se for necessário organizar uma logística internacional para buscar os produtos em outro país, o ministro garante que o Brasil está preparado e tem condições de realizar o transporte. A única preocupação é quanto à desistência da parte contratada, que pode recuar e desistir da entrega.

Situação atual
De acordo com Mandetta, depois da entrega dos EPIs realizada nesta semana, todos os estados estão com um “bom abastecimento” . “Alguns estados inclusive pediram para que parássemos  de enviar porque eles não tem onde estocar”, explica.

A paralisação das companhias aéreas dificultou o trabalho de logística, segundo o ministro. Algumas entregas demoraram até sete dias para serem feitas por via terrestre e, por isso, alguns locais ficaram desabastecidos.

Depois da entrega de equipamentos para os governos estaduais, a distribuição para os hospitais fica a cargo das secretarias de saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?