metropoles.com

Saúde começa a cadastrar médicos para atender em outros estados

Pasta publicou portaria nesta quinta-feira (02/04) para ter ideia de quantos profissionais estão dispostos a se realocar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em portaria, o Ministério da Saúde decidiu, nesta quinta-feira (02/04), começar um credenciamento de profissionais de saúde que se dispõem a se deslocar para outros estados para ajudar no atendimento às vítimas do coronavírus. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, não é uma convocação, e o Brasil deve ter picos da doença acontecendo em momentos diferentes no decorrer da epidemia.

“Estamos começando a construir, com quem tem disponibilidade e quer enfrentar o coronavírus de peito aberto, um banco de dados para reforçar as equipes médicas de outros estados”, explicou Mandetta.

O ministro disse que o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro entrou com uma ação judicial questionando o que se entendeu como uma “convocação” do governo. Mandetta reforçou, em entrevista coletiva, que não se trata de uma obrigatoriedade neste ponto, mas se houver necessidade, a ação está prevista em lei.

“O governo federal está dizendo que pode transportar, hospedar e pagar esses profissionais para enfrentar o coronavírus”, disse o ministro. Ele conta que, na Itália, cerca de 45% da força de trabalho se contaminou com o vírus logo no começo da epidemia e faltou pessoal para lidar com a crise, pois é preciso esperar pelo menos duas semanas antes de voltar ao trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?