Entenda por que a saúde bucal exige mais atenção durante a gestação
A saúde bucal se torna mais delicada durante a gestação, facilitando o surgimento de doenças orais e afetando mãe e bebê
atualizado
Compartilhar notícia
A gestação por si só exige uma série de cuidados específicos para a saúde da mulher. Afinal, o organismo deve estar em perfeito funcionamento, na medida do possível, para gerar uma nova vida. No entanto, o que poucos sabem é que a saúde bucal também demanda uma atenção especial durante essa fase.
A dentista Anna Karolina Oliveira Ximenes, da clínica IGM Odontopediatria, explica que a saúde bucal torna-se mais delicada durante a gravidez. O motivo são as mudanças hormonais que ocorrem nesse período.
“Há aumento dos níveis de progesterona e estrogênio, e esses hormônios podem tornar o tecido gengival mais suscetível às bactérias presentes na placa dental. Consequentemente, mulheres grávidas estão mais sensíveis à gengivite, que é a inflamação gengival, e o principal sinal é o sangramento da gengiva”, afirma.
Além disso, há um outro detalhe interessante. “Algumas gravidinhas experimentam longos períodos de náuseas e vômitos, expondo os dentes aos ácidos estomacais. Esses ácidos podem agir sobre os dentes, levando à perda de minerais do esmalte dental, aumentando o risco de cárie”, diz a dentista.
E não acaba por aí: aliado a esses dois fatores há também possíveis mudanças na dieta, como o aumento do desejo por alimentos açucarados, o que aumenta o risco de cárie.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!