metropoles.com

Saúde afirma que risco de coronavírus para o Brasil é “baixo”

Segundo secretário em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o verão e o baixo fluxo de chineses para o país são fatores favoráveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/ Especial para o Metrópoles
Coletiva Coronavírus
1 de 1 Coletiva Coronavírus - Foto: Andre Borges/ Especial para o Metrópoles

O secretário em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou que o risco de o coronavírus chegar ao Brasil é “baixo”.

A declaração foi feita em entrevista coletiva realizada na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (07/02).

De acordo com ele, os fatores que favorecem o país são o verão – período do ano em que a transmissão de vírus é mais difícil, e o fato de o fluxo de chineses para cá não ser tão alto (não há vôos diretos).

Além disso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, as últimas informações compartilhadas pelo governo chinês, são de que a velocidade de contágio está regredindo no país. “É claro que uma epidemia é um cenário dinâmico mas, atualmente, o risco é baixo”, afirmou, referindo-se ao Brasil.

O secretário em Vigilância em Saúde acrescentou que, de acordo com projeções de especialistas chineses, é possível que a partir do final de fevereiro haja inflexão na curva de contágio.

Wanderson Oliveira reforçou a necessidade de a população brasileira tomar precauções em relação a outras doenças contagiosas como, por exemplo, as gripes causadas por outros vírus ou o sarampo. “O risco é muito maior para dengue e para sarampo”, afirmou.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?