Sálvia: conheça as propriedades medicinais da planta
Popular na indústria dos cosméticos e na gastronomia, a sálvia também possui qualidades terapêuticas e para a saúde geral
atualizado
Compartilhar notícia
A gastronomia está repleta de temperos que ajudam a realçar sabores e trazer aquilo que faltava em um prato. Manjericão, orégano, hortelã, tomilho e sálvia são alguns exemplos. Muito além do toque diferenciado no prato, alguns deles têm propriedades medicinais e aromáticas. Este é o caso da sálvia.
A planta é muito popular na indústria de cosméticos e também tem bom uso em bebidas como chás devido aos seus inúmeros benefícios, que vão desde ações terapêuticas a anti-inflamatórias.
Benefícios da sálvia
A planta conta com vitaminas do tipo A, C e E, além de minerais como magnésio, ferro e cálcio. Devido a algumas de suas substâncias, estudos vêm associando o seu consumo a diversos benefícios à saúde.
Os flavonoides presentes na planta, por exemplo, ajudam a equilibrar o sistema hormonal, ajudando no tratamento da TPM e da menopausa. Ademais, eles também possuem potencial antimicrobiano e antifúngico. Pois é, a sálvia pode te ajudar a combater infecções bucais e de garganta, assim como inflamações cutâneas leves.
Para ler mais, acesse o portal Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.