metropoles.com

Salvador registra primeiro caso de febre Oropouche

Cidades do Brasil que não tinham casos anteriores de febre Oropouche passaram a registrar a doença, como Rio de Janeiro e Cuiabá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho
Imagem de microscópio retrata o mosquito Culicoides paraenses, transmissor da febre oropouche - Metrópoles
1 de 1 Imagem de microscópio retrata o mosquito Culicoides paraenses, transmissor da febre oropouche - Metrópoles - Foto: INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho

Salvador registrou seu primeiro caso de febre Oropouche na quarta-feira (10/4). A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não deu detalhes sobre quem era o paciente ou se ele tinha histórico de viagem recente para regiões onde a doença é endêmica.

A Bahia soma 47 diagnósticos da doença concentrados em seis municípios. Até a última sexta-feira (5/4) eram apenas 25 casos confirmados. O governo não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

Febre Oropouche se espalha na Bahia

Teolândia, a cerca de 280 km de Salvador, é a cidade com maior número de infectados, 22. Valença, a 120 km da capital baiana, e Laje (230 km) possuem 10 casos cada uma.

As cidades são relativamente próximas entre si, o que preocupa infectologistas que a doença possa estar se espalhando entre mosquitos locais.

De acordo com a Sesab, porém, a situação é um evento atípico, visto que a febre oropouche a não é considerada endêmica na região do baixo sul, onde se concentra a maior parte dos municípios afetados.

A doença está em surto no Amazonas, no Acre e em Rondônia, onde é endêmica. Este ano foram registrados casos de febre Oropouche em municípios que não tinham histórico da doença como o Rio de Janeiro e Cuiabá.

A doença é transmitida pela picada do mosquito Culicoides paraenses, popularmente conhecido como maruim. Até hoje, não é conhecido caso de morte por consequência dela.

Leia a notícia completa no Bahia Notícias, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?