Salto alto faz mal? Especialista explica riscos à saúde
Segundo fisioterapeuta, uso do salto alto pode causar lesões nos pés e na coluna. Pesquisa mostra que 95% das mulheres tem dor nos pés
atualizado
Compartilhar notícia
O salto alto é uma peça presente no guarda-roupas da maioria das mulheres. No entanto, o uso prolongado do acessório além de causar dores nos pés, pode afetar a saúde de diferentes maneiras, alerta o fisioterapeuta Mateus Martínez.
“O centro de gravidade corporal precisa se manter por todo o pé em suporte para dar equilíbrio postural do indivíduo. Quando esse indivíduo recorre ao salto alto, o centro de gravidade é alterado, gerando desequilíbrio. Na tentativa de compensar o desequilíbrio, se semi flexiona os joelhos, inclina a pelve para trás e aumenta a lordose lombar”, explica o diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor.
Segundo a pesquisa “O Salto Alto e a Mulher Brasileira”, realizada pela empresa de Martínez e que entrevistou cerca de 1.835 mulheres, 95% delas disseram sentir dores nos pés. Além disso, 44,8% das mulheres também disseram sofrer com dor na coluna por uso do calçado.
Consequências do uso de salto alto
Os desalinhamentos causados pelo salto alto podem ser ainda piores dependendendo do tamanho do salto, do tempo de uso e da má distribuição do peso. Os impactos nos pés causam dores constantes e influenciam no surgimento de problemas como joanetes, metatarsalgia e hiperlordose, que afeta diretamente a coluna, entre outros.
Leia mais no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!