metropoles.com

Diástase: o que é, tratamentos e como evitar o estufamento abdominal

Cirurgião plástico define o que é a diástase, que pode afetar tanto homens quanto mulheres, e é caracterizado por estufamento abdominal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de pessoa segurando própria barriga com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa segurando própria barriga com as mãos - Metrópoles - Foto: Getty Images

A diástase é um problema que pode afetar tanto homens quanto mulheres e causa saliência ou estufamento da região abdominal. Ela é caracterizada pelo afastamento dos músculos retos abdominais, que se estendem desde o tórax até o púbis, o que causa a projeção do abdômen para frente.

Segundo o cirurgião plástico Laercio Guerra, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a diástase é particularmente comum entre as mulheres após o parto e afeta até 30% das puérperas.

A diástase pode ocorrer devido ao aumento do volume abdominal durante a gravidez. Gestações múltiplas, de gêmeos ou ganho de peso acima do recomendado pelos ginecologistas (mais de 12 kg) aumentam o risco desse problema”, afirma Guerra.

Embora a diástase seja mais comum após a gravidez, ela também pode ocorrer devido à fraqueza da musculatura abdominal, comum em pessoas sedentárias. Além disso, o aumento de peso, com acúmulo de gordura visceral próxima aos órgãos internos, pode levar ao afastamento dos músculos abdominais tanto para homens quanto para mulheres.

Diástase em homens

A causa mais comum do problema em homens é a fraqueza da parede abdominal e o acúmulo de gordura visceral, o que resulta na famosa barriguinha de cerveja. O tratamento inicial é o emagrecimento, uma vez que a gordura é mais profunda e não se acumula entre a pele e a parede muscular.

Imagemn colorida de brinde cerveja - Metrópoles
O consumo excessivo de cerveja pode favorecer o acúmulo de gordura visceral e resultar em diástase

Avaliação médica

O médico experiente pode identificar o quadro por meio da palpação abdominal. No entanto, a confirmação requer exames de imagem, como tomografia e ultrassonografia da parede abdominal, que também determinam as dimensões da diástase em centímetros.

Imagem colorida de médico tocando barriga de paciente homem - Metrópoles
Ao tocar a barriga do paciente, o médico pode identificar o acúmulo de gordura visceral

Tratamento

Diástases pequenas, com uma separação de 1 a 2 cm, podem ser tratadas com programas de exercícios isométricos, que envolvem a contração dos músculos abdominais sem movimento. As atividades devem ser orientadas por um profissional qualificado.

Quando ela é maior que 2 cm, a solução geralmente envolve cirurgia para reposicionar os músculos. Os procedimentos mais comuns são a abdominoplastia ou mini abdominoplastia, que também incluem a remoção do excesso de pele abdominal.

Imagem colorida barriga desenhada em mesa de cirurgia - Metrópoles
Embora a lipoaspiração seja uma cirurgia a associada a parte estética, ela pode fazer parte do tratamento da diástase

A medicina avançou para oferecer tratamentos interessantes para pacientes com diástase e flacidez leve a moderada, sem excesso de pele. A cirurgia robótica, menos invasiva, é uma opção que envolve apenas três incisões de 0,8 cm, evitando cicatrizes longas.

Prevenção

A prevenção da diástase envolve o controle do peso, especialmente durante a gravidez, e o fortalecimento da parede abdominal. Essas medidas estão ligadas à adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

pessoa treinando em casa exercícios físicos
A prevenção da diástase passa pelo controle do peso por meio de exercícios

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?