metropoles.com

Saiba quem pode ser voluntário nos testes da vacina contra Covid-19 no DF

Os ensaios clínicos da vacina Coronavac começam nesta quarta-feira (5/7), no Hospital Universitário de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
vacina Corono no Hospital das Clínicas de São Paulo.
1 de 1 vacina Corono no Hospital das Clínicas de São Paulo. - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Os testes da Coranavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech contra a Covid-19, começam nesta quarta-feira (5/7) em Brasília. Nesta primeira semana, apenas dez dos 850 voluntários serão imunizados. Eles receberão a primeira dose do método de imunização que, atualmente, está na terceira e última fase de estudos.

Para se candidatar aos testes realizados no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB-EBSERH), na Asa Norte, os interessados precisam comprovar que trabalham em serviços de saúde atendendo pacientes com Covid-19. Por integrar a linha de frente no combate à doença, eles estão mais expostos à infecção, condição que contribui para saber mais rapidamente se o método de imunização é seguro e eficiente contra o vírus.

O voluntário também precisa ter 18 anos ou mais, não ter sido infectado até então pelo vírus Sars-CoV-2, apresentar condição de saúde normal e ter disponibilidade para realizar o acompanhamento periódico por um ano após a vacinação.

Num primeiro momento, com os dez primeiros voluntários — que foram selecionados entre profissionais do HUB –, os pesquisadores vão avaliar a adequação de todas as rotinas e protocolos de atendimento. A partir da próxima semana, os pesquisadores pretendem incluir entre 20 e 40 voluntários por dia, até a distribuição das 850 doses da vacina ou de um placebo. A segunda dose da injeção começará a ser aplicada 14 dias após a primeira dose.

“A maior exposição ao vírus e o comprometimento com a realização da pesquisa serão os critérios de desempate entre os voluntários”, explica o professor Gustavo Romero, responsável pela aplicação do ensaio clínico da Coronavac no Distrito Federal. Ao serem selecionados, os participantes do estudo assinarão um documento chamado de termo de consentimento livre e esclarecido, no qual estarão estabelecidas suas obrigações e os riscos que correm.

As inscrições para quem quiser se candidatar aos testes serão feitas em um endereço eletrônico que será disponibilizado pelo HUB. Até essa segunda-feira (3/7), o hospital ainda não havia divulgado o endereço da página web, entretanto. Depois do cadastro, eles serão convidados para entrevistas presenciais. “Acreditamos que as 850 doses serão suficientes para o público que cumpre com exatidão aos critérios de seleção da pesquisa”, afirma Romero.

Segurança nos testes
A fase 3 dos testes clínicos é considerada a mais segura para os voluntários que se dispõem a integrar um estudo. Quando uma vacina chega neste estágio, os cientistas já conhecem muito sobre ela, sua segurança e a resposta imune que deve gerar.

A Coronavac é uma vacina inativada aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias. Os resultados apresentados na fase de desenvolvimento demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?