Compartilhar notícia
Recentemente, o jejum se tornou novamente um assunto bastante discutido. Há quem defenda a prática pelos benefícios que ela traz ao organismo, há quem condene pelos malefícios, entre eles o risco de despertar algum transtorno alimentar. Entre diversas opiniões, qual será o real efeito do jejum sobre o corpo? A resposta é: depende.
Existem vários protocolos de jejum, que variam de acordo com o objetivo de cada pessoa, e os efeitos podem ser benéficos ou prejudiciais. Por isso, é preciso levar em conta diversos fatores, como a dieta que o praticante já vem seguindo e o estado de saúde no geral. É bom destacar, ainda, que o jejum não serve para todo mundo – por isso, o acompanhamento profissional é indispensável.
O lado bom do jejum
Uma revisão de estudos realizada pelo neurocientista Mark Mattson, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pesquisas encontraram evidências de que o jejum intermitente é capaz de reduzir os níveis de gordura no sangue e cuidar do coração, uma vez que diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.