metropoles.com

Saiba qual a estratégia mais eficiente para perder peso sem dieta

Pesquisa aponta combinação entre exercícios físicos e restrição de horário na alimentação como modelo ideal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher faz exercício com corda
1 de 1 Mulher faz exercício com corda - Foto: Getty Images

Um estudo publicado na revista Cell Metabolism em outubro de 2022 concluiu que uma rotina de exercícios físicos de alta intensidade (HIIT) contribui para o emagrecimento sem a necessidade de fazer dieta. No entanto, toda a alimentação do dia deve seguir o esquema do jejum intermitente, com refeições distribuídas dentro de uma janela de tempo, mas sem restrição de macronutrientes ou calorias.

Para a realização do estudo, os pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia recrutaram 131 mulheres com idades entre 19 e 45 anos que tinham sobrepeso. Todas elas tinham a mesma altura e peso, e o hábito de se exercitarem sem fazer dieta.

As participantes foram divididas em quatro grupos. As do primeiro time deveriam fazer todas as refeições do dia em uma janela de 10 horas, sem restrição de calorias, e não fazer exercício. No segundo grupo, as mulheres deveriam praticar treinos de alta intensidade três vezes na semana, durante 35 minutos, sem regulação da alimentação. Outro grupo devia executar o treino HIIT combinado com o jejum intermitente com calorias liberadas. Por fim, o último grupo era de controle, que podia comer e se exercitar sem pré-requisitos.

Redução de gordura

Após sete semanas de experimento, os pesquisadores observaram que as mulheres do grupo que fez HIIT em conjunto com a alimentação em tempo controlado apresentaram maior queda nos níveis de açúcar no sangue e melhora na oxigenação do corpo. Além disso, elas tiveram uma redução superior de gordura em todo o corpo, uma queda de, em média, 3,6 kg.

O grupo de mulheres que somente restringiu os horários das refeições perdeu, em média, 2,1 kg. Já as participantes que apenas treinaram, sem controlar a alimentação, perderam, em média, 1,7 kg.

Os cientistas apontam, no artigo publicado, que apesar de o consumo de calorias ser liberado nesta modalidade de alimentação controlada por tempo, as pessoas que seguem o regime acabam comendo menos espontaneamente.

A pesquisadora que liderou o estudo, Tine Moholdt, explica que diversas pesquisas mostram os efeitos positivos do jejum intermitente e do HIIT, mas de forma individual, sem juntar os dois métodos. A intenção do experimento foi fazer a combinação para analisar a eficácia.

“Começar com o jejum intermitente sem limite de calorias e treinamento intervalado de alta intensidade pode ser uma boa ideia se você quer melhorar rapidamente sua saúde e reduzir o risco de doenças”, conclui Tine.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?