Saiba quais são os sintomas dos 6 problemas cardíacos mais comuns
Sociedade Brasileira de Cardiologia estima cerca de 400 mil mortes por ano no país em razão de doenças cardiovasculares
atualizado
Compartilhar notícia
As doenças do coração são uma grande preocupação tanto para a classe médica quanto para as pessoas comuns. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final de 2022, quase 400 mil pessoas no país terão morrido em razão de doenças do sistema cardiovascular.
Além de predisposição genética e problemas congênitos do músculo cardíaco, pressão alta e colesterol descontrolado estão entre as causas mais comuns de problemas cardiovasculares. O estilo de vida também conta: sedentarismo, tabagismo e estresse excessivo são fatores de risco para as doenças cardíacas.
É mais comum que as doenças do coração apresentem sinais característicos imediatamente antes de um evento crítico, por isso é importante manter a rotina de exames em dia e seguir os tratamentos indicados pelo médico.
O cardiologista Frederico Abreu, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Lúcia, listou os principais sintomas das seis doenças cardiovasculares mais comuns: infarto, insuficiência cardíaca, doença valvar, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia e doença arterial periférica.
“Fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e falta de exercício físico regular são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Diabetes sem o devido controle e obesido também pioram a saúde do coração”, alerta o especialista.
Saiba quais são os sintomas dos 6 problemas cardíacos mais comuns:
1. Infarto do miocárdio (ataque cardíaco)
O infarto do miocárdio é caracterizado pela morte das células de uma região do coração. O evento é causado pelo rompimento de uma placa de gordura, que formar um coágulo capaz de entupir uma artéria e interromper o fluxo sanguíneo para o coração de forma repentina e intensa.
Os sintomas do infarto incluem dor no peito, com pressão e desconforto. A dor pode passar para mandíbula, ombro, braço e costas. Falta de ar, sudorese, fadiga, náusea e tontura também são sinais.
2. Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue adequadamente para as necessidades diárias do corpo. A condição é mais comum em pessoas idosas, mas pode afetar jovens.
Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são:
- Falta de ar progressiva, principalmente quando é feito esforço;
- Dor na região do estômago;
- Náusea e vômitos;
- Perda de apetite;
- Fadiga e dificuldades para fazer exercícios;
- Dificuldade ao deitar;
- Dor no peito.
3. Doença valvar
Na doença valvar, uma ou mais válvulas do coração não funcionam normalmente, isso faz com que o sangue retorne ou não passe pela válvula. Em casos leves de doença valvar, as pessoas podem não apresentar sintomas por anos antes de serem diagnosticadas.
Com o tempo, os sinais aparecem progressivamente. Entre eles, estão dor no peito, falta de ar e fraqueza física.
4. AVC
O AVC é causado por problemas na circulação sanguínea do cérebro. Na maioria dos casos, os sintomas aparecem de maneira repentina, sem aviso prévio, e demandam atendimento médico imediato.
Os principais sintomas de um AVC são:
- Rosto caído para um lado, de maneira que a pessoa não consegue sorrir;
- Paciente não consegue manter os dois braços levantados;
- Fala distorcida e, muitas vezes, não é sequer possível articular palavras.
Outros sintomas são dor de cabeça e estado mental alterado.
5. Arritmia cardíaca
A arritmia faz o coração bater mais devagar (bradicardia) ou mais rápido (taquicardia). Para algumas pessoas, essa doença pode ser apenas um inconveniente. Para outras, é fatal.
Os sintomas mais comuns são:
- Batimentos cardíacos anormais ou palpitações irregulares;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Tontura;
- Dor no peito;
- Desmaio;
- Ansiedade.
6. Doença arterial periférica
Condição caracterizado por vasos arteriais com placas de gordura que dificultam a passagem do sangue. As pessoas podem não apresentar sintomas do problema durante muito tempo, mas quando aparecem os sinais são os seguintes:
- Dor na panturrilha ao caminhar;
- Dor nas pernas e nos pés;
- Fadiga;
- Câimbras;
- Manchas na pele;
- Dedos roxos com feridas;
- Irritação na pele.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.