1 de 1 Saiba tudo que NÃO deve ser comido no café da manhã de acordo com os nutricionistas
- Foto: Pixabay
Os sintomas da falta de vitamina B-12 são inespecíficos, isso quer dizer que são comuns a outras condições de saúde. Por essa razão, nem sempre as pessoas sabem que precisam aumentar a ingestão do nutriente, que é encontrado principalmente em alimentos de origem animal. Estar com os níveis corretos de B-12, no entanto, é muito importante, para garantir energia e disposição.
A ação da vitamina está ligada ao funcionamento do sistema nervoso e, quando em déficit, os sintomas mais comuns são fadiga, formigamento nas pernas, falta de equilíbrio, perda da memória, confusão mental, irritabilidade e depressão, entre outros. O nutriente está envolvido em todas as transmissões sinápticas do corpo, ou seja, as mensagens que o cérebro envia para o resto do organismo.
“É super importante monitorar a vitamina B12 com o auxílio de um médico ou nutricionista ou médico. A carência do nutriente impacta a qualidade de vida da pessoa, pois o ânimo diminui. Se a B-12 está em falta, o ideal é montar uma estratégia de suplementação”, explica a nutricionista Mariana Melendez.
Consumir derivados do leite, entre eles iogurte e queijos, três vez ao dia também colabora para manter os níveis de vitamina B12 no nível correto. A especialista ressalta que os alimentos precisam ser de origem animal, que são as verdadeiras fontes de B12.
Além de deixar de consumir proteína de origem animal por um período superior a cinco anos, outros fatores podem causar a deficiência de vitamina B12. Confira:
Algumas medicações podem favorecer a deficiência: uso frequente de remédios que diminuem a concentração de ácido no suco gástrico, os conhecidos omeprazol e pantoprazol;
Usar metformina por muitos anos: o remédio utilizado para controle de glicose no sangue pode aumentar as chances de deficiência de vitamina B12;
Realizar cirurgia bariátrica: por reduzir o tamanho do estômago, a cirurgia aumenta as chances de deficiência do nutriente se o paciente não suplementar.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.