metropoles.com

Saiba quais os exercícios ideais para prevenir e tratar a pressão alta

Especialistas dão orientações detalhadas para reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, pressão normal alta e pressão normal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fitsum Admasu/Unsplash
Pessoas correndo
1 de 1 Pessoas correndo - Foto: Fitsum Admasu/Unsplash

Existem atividades físicas específicas para cada pessoa de acordo com o nível de pressão arterial, segundo um documento publicado nessa quarta-feira (24/3) no Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva, da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês).

É o primeiro consenso personalizado da ESC sobre o exercício mais eficaz para baixar a pressão arterial. Embora até hoje fosse amplamente aceito apenas que atividade física reduz a pressão arterial, as recomendações médicas se concentravam apenas na quantidade de exercício por semana, sem considerar este fator.

6 imagens
Academias ganham classificação de serviço essencial em Goiânia
Professor Henner Hanssen, da Universidade de Basel, na Suíça
A corrida é uma das atividades recomendadas para manter a saúde do coração
Pessoas com hipertensão devem incluir atividades como caminhada, corrida, ciclismo ou natação Quantos passos são necessários para ter os benefícios de uma caminhada?
Cuide do seu coração!
1 de 6

Prática de exercícios evitam riscos de problemas cardíacos

Robina Weermeijer/Unsplash
2 de 6

Academias ganham classificação de serviço essencial em Goiânia

Danielle Cerullo/Unsplash
3 de 6

Professor Henner Hanssen, da Universidade de Basel, na Suíça

Divulgação
4 de 6

A corrida é uma das atividades recomendadas para manter a saúde do coração

Fitsum Admasu/Unsplash
5 de 6

Pessoas com hipertensão devem incluir atividades como caminhada, corrida, ciclismo ou natação Quantos passos são necessários para ter os benefícios de uma caminhada?

Giphy
6 de 6

Cuide do seu coração!

Witthaya Prasongsin, Getty Images

Segundo um dos autores do documento, o professor Henner Hanssen, da Universidade de Basel, na Suíça, a ideia principal é dar orientações detalhadas sobre como reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, pressão arterial normal alta e pressão arterial normal.

“Através da redução da pressão arterial, podemos reduzir o risco de ataque cardíaco, derrame e morte por doenças cardiovasculares – passando assim mais anos de vida com boa saúde”, explicou.

O exercício de cada um

Para cada um dos três grupos, o artigo descreve a primeira prioridade de exercício para reduzir a pressão arterial, seguida por alternativas que ainda conseguem redução, mas em menor grau.

Para pessoas com hipertensão (pressão arterial de pelo menos 140/90 mmHg), o exercício aeróbico é o método mais eficaz. Atividades como caminhada, corrida, ciclismo ou natação são muito indicadas. “Em pessoas com hipertensão, a redução da pressão arterial que pode ser alcançada com exercícios aeróbicos é a mesma, ou até um pouco mais, do que tomar um único medicamento anti-hipertensivo”, analisou Hanssen.

Naqueles com pressão arterial normal alta (130-139 / 85-89 mmHg), o treinamento de resistência dinâmica é a primeira prioridade. Isso se refere ao treinamento de força normalmente envolvendo pelo menos seis grandes grupos de músculos, onde a contração muscular resulta em movimento – por exemplo, levantamento de pesos, agachamentos e flexões.

Já para aqueles com pressão arterial normal (menos de 130/84 mmHg), o benefício vem mais com o treinamento de resistência isométrica. Isso envolve a contração estática dos músculos – por exemplo, o exercício de preensão manual. “Pessoas com pressão arterial normal, mas com risco aumentado de desenvolver hipertensão, deve, ser particularmente motivadas a manter seus níveis baixos”, alertou.

Se livre dos riscos

Segundo os especialistas, um em cada quatro ataques cardíacos é causado por pressão alta. Estima-se que até 2025, cerca de 60% da população mundial terá hipertensão.

Indivíduos obesos têm grande probabilidade de desenvolver a condição se a obesidade persistir ao longo dos anos. Pessoas saudáveis com pais hipertensos e mulheres que tiveram pressão alta durante a gravidez (hipertensão gestacional) também devem acender o sinal de alerta.

A prática de exercícios, como descreve o documento da Sociedade Europeia de Cardiologia pode adiar ou até mesmo prevenir a hipertensão, fator de risco para doenças cardiovasculares (CV), como doença coronariana, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O tratamento da hipertensão e suas complicações hoje é um grande desafio socioeconômico e de saúde.

A prática, salientam os especialistas, deve ser feita regularmente para manter os benefícios. “Para a maioria dos exercícios, o efeito de redução da pressão arterial dura cerca de 24 horas, semelhante à medicação, então é melhor ser ativo todos os dias, se possível”, concluiu o professor Hanssen.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?