metropoles.com

Prato comum na ceia natalina favorece infecções. Saiba qual

Especialistas apontam que alimentos servidos nas mesas de Natal podem aumentar o risco de ficarmos doentes. Saiba como evitar as infecções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mesa cheia de almoço buffet no Boxing Day, árvore de Natal e lareira. Peru, champanhe, queijo
1 de 1 Mesa cheia de almoço buffet no Boxing Day, árvore de Natal e lareira. Peru, champanhe, queijo - Foto: Getty Images

O fim de ano é um período bastante concorrido de reuniões e confraternizações. No entanto, estar com a mesa cheia de convidados no Natal pode representar uma oportunidade propícia para a disseminação de algumas doenças.

Os infectologistas e nutricionistas alertam para redobrarmos a atenção em relação a alimentos expostos na mesa por muito tempo, como, por exemplo, as tábuas de frios. Repletas de queijos e embutidos que são degustados com as mãos, as tábuas podem se tornar foco para a transmissão de doenças.

Em entrevista ao The Sun, a infectologista Cheryl Lythgo apontou que o fato de a tábua de frios ficar durante muito tempo sobre a mesa e os convidados se servirem com as mãos aumenta a possibilidade de contaminação.

“Não recomendo que as pessoas fiquem isoladas no período de festas, mas devemos cuidar de nossa saúde até durante as confraternização, buscando aumentar ao máximo a quantidade de pratos servidos de forma individual, com talheres e pratos para cada um”, afirma ela.

mesa de frios
A tábua de frios, por ficar muito tempo exposta e com alimentos que deveriam ser servidos gelados, aumenta os riscos de infecção

O nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, concorda com a recomendação. Ele aconselha que as pessoas evitem embutidos e queijos expostos prolongadamente em temperatura ambiente.

“Alimentos facilmente perecíveis como os queijos, quando ficam fora da geladeira por mais de duas horas, podem favorecer o crescimento de bactérias que causam intoxicações alimentares. E, por conta da contaminação cruzada, o uso compartilhado de utensílios ou a manipulação dos alimentos por várias pessoas pode transferir micro-organismos de superfícies ou mãos contaminadas para os alimentos, aumentando o risco de doenças virais”, indica o nutricionista.

O profissional também faz uma ressalva sobre os cuidados com a forma de servir estes alimentos. “As celebrações do fim de ano geralmente envolvem uma exposição prolongada de alimentos à temperatura ambiente e o manuseio por várias pessoas, o que pode facilitar a contaminação por micro-organismos. Por isso recomendo que cada convidado tenha seu próprio talher e que se sirvam em pratos individuais, especialmente quando tratamos de frios e castanhas”, complementa Moliterne.

Cuidados com a saúde no Natal

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em 2023 algumas orientações para a proteção da saúde durante as ceias de Natal e Ano-Novo. Eles recomendam:

  • Ficar sempre de olho na data de validade dos produtos antes de prepará-los;
  • Lavar bem os alimentos crus antes de utilizá-los;
  • Servir os alimentos quentes ainda em temperatura alta, acima dos 60ºC;
  • Servir os alimentos frios a uma temperatura abaixo dos 5ºC;
  • Não manter os alimentos abertos durante todo o tempo na mesa;
  • Não esperar muito entre a preparação e o consumo dos alimentos;
  • Após guardar os alimentos na geladeira, consumir em no máximo 5 dias.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?