metropoles.com

Saiba os remédios caseiros para gripe que realmente funcionam

Médico explica como o corpo age para combater a infecção e o que fazer para reforçá-lo, possibilitando uma rápida recuperação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
paciente gripado
1 de 1 paciente gripado - Foto: Getty Images

Os casos de gripe sempre aumentam nessa época do ano. Os sintomas de nariz escorrendo, tosse, dores no corpo e a indisposição incomodam o paciente e o tornam, na maioria das vezes, improdutivo quando doente. Diante do quadro, é comum que as pessoas busquem alívio em remédios caseiros.

O clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Gama, explica que o tratamento ideal para a gripe consiste em dieta saudável, hidratação reforçada e repouso. Medicamentos para amenizar os sintomas devem ser adotados apenas diante de recomendação médica.

“Quando o nosso sistema imunológico detecta um agente infeccioso, ele aumenta a temperatura corporal para ativar as células de defesa e combater a infecção. Alguns remédios caseiros, como uma canja de galinha, podem auxiliar nesse combate”, afirma Albanaz.

Veja os remédios caseiros contra a gripe que são aprovados pelo médico:

1. Canja de galinha

Ao primeiro sinal de resfriado ou gripe, muitos recorrem à canja de galinha, seguindo ensinamentos passados por gerações. “Assim como o calor da febre, a sopa quente vai ajudar na eliminação do agente causador e vai fortalecer a imunidade com nutrientes”, explica o médico.

2. Chá de gengibre

Para amenizar as dores de garganta e melhorar a imunidade, as pessoas recorrem ao chá de gengibre. Ele tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas e também auxilia a aumentar a temperatura corporal.

3. Mel com limão

O chá de limão com mel é um dos conselhos mais conhecidos para aliviar sintomas de gripe e dor de garganta. Os benefícios da mistura vêm de dois ingredientes poderosos. O limão é rico em vitamina C, nutriente antioxidante que reforça o sistema imunológico. Já o mel apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante, antibactericida e antiviral.

4. Suco de laranja com limão

Uma combinação de duas frutas ricas em vitamina C. O suco de laranja com limão funciona como antioxidante e serve como reforço contra a infecção do quadro gripal. “Mas ressalto que não são opções de cura, mas sim de reforço”, destaca o médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?