metropoles.com

Saiba os países europeus onde casos de Covid estão crescendo

Boletim do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Europeia aponta a situação de risco dos países que fazem parte do bloco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty images
arte coronavirus COVID-19 mundo mundial
1 de 1 arte coronavirus COVID-19 mundo mundial - Foto: Getty images

Na última semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu que a Europa volte a adotar medidas de restrição para evitar uma possível quarta onda de Covid-19 no continente.

Neste domingo (14/11), a Áustria anunciou que fará um lockdown seletivo, destinado às pessoas que não tomaram vacina no país. A taxa de vacinação lá está em torno de 65% e o chanceler do país Alexander Schallenberg classificou o índice de “vergonhosamente baixo”, já que não há falta de imunizantes no país.

A Holanda também retomou restrições no sábado (13/11), alterando o horário de funcionamento do comércio para diminuir as oportunidades de contágio.

Na sexta-feira (12/11), a Noruega já havia anunciado medidas para controlar o vírus, que incluíram o aumento da testagem para os profissionais de saúde que não querem se vacinar e a recomendação de que os “passaportes de vacina” sejam exigidos para reuniões de pessoas nas cidades onde a situação é mais grave.

Crescimento de casos

O recrudescimento da Covid na Europa vem ocorrendo há cerca de duas semanas e afeta de maneira desigual os países do bloco. As áreas onde a cobertura vacinal é menor são as mais atingidas, mas, neste momento, a tendência é de alta na maioria dos países.

Como o trânsito de pessoas no continente é intenso, existe o temor de que novas variantes surjam em locais que vivem surtos e ameacem a proteção proporcionada pelas vacinas.

Neste momento, se verifica um crescimento na taxa de novos casos e de óbitos – sendo que as taxas de mortalidade estão aumentando de maneira mais lenta do que os novos casos.

Situação de risco de cada país

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Europeia acompanha a situação e vem soltando boletins semanais sobre os países do bloco. O boletim mais recente foi divulgado na quinta-feira (11/11) e classifica Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Estônia, Grécia, Hungria, Holanda, Polônia e Eslovênia como os países onde o risco está mais elevado.

De acordo com o informe, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Islândia, Irlanda, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Romênia e Eslováquia estariam logo em seguida na escala de risco.

O documento classifica Chipre, França e Portugal como locais de preocupação moderada e Itália, Malta, Espanha e Suécia, como de baixa preocupação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?