Compartilhar notícia
O refluxo é uma doença comum e que se manifesta frequentemente, mas nem todas as pessoas sabem exatamente do que se trata, como identificá-lo e combater os sintomas.
De acordo com Rodrigo Barbosa, proctologista e cirurgião do aparelho digestivo, os sinais mais comuns, além da azia, são dor no peito, regurgitação, tosse, rouquidão e pigarro.
“Normalmente, os sinais são consequência da ingestão dos alimentos gordurosos, industrializados e picantes considerados os grandes vilões para quem tem refluxo”, aponta o médico. Ele explica que os sinais do refluxo decorrem da corrosão provocada pelos ácidos digestivos e, geralmente, são consequência da ingestão dos alimentos gordurosos, industrializados e picantes.
Ainda que o refluxo não se relacione com gastrite e úlceras gástricas, o médico alerta para a necessidade de investigar a doença e tratá-la corretamente. Além dos cuidados essenciais, ele revela que a atividade física também tem um papel fundamental para aliviar os sintomas. “A prática de exercícios tem efeito benéfico em indivíduos com refluxo gastroesofágico, devido ao aumento da contenção do esfíncteres esofagianos, impedindo retorno do conteúdo do estômago”.
Leia mais informações sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.