Saiba o que comer na hora do lanche para emagrecer (com receitas)
Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis que ajudam a promover a sensação de saciedade
atualizado
Compartilhar notícia
Na hora de fazer dieta, é importante não pensar apenas nas três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Os alimentos que consumimos nos intervalos entre elas também são importantes, especialmente, aqueles que escolhemos para o lanche da tarde.
Para uma dieta focada no emagrecimento, os nutricionistas indicam que o lanche vespertino tenha proteínas, fibras, carboidratos e gorduras saudáveis, que vão manter o equilíbrio da dieta e ajudar a promover a sensação de saciedade.
Segundo a nutricionista do Hospital Santa Marta, Luylia Guedes, é possível escolher alimentos saborosos e de baixas calorias, que vão evitar exageros durante o jantar, refeição que ocorre à noite e deve ser caracterizada pela frugalidade.
“Optar por um lanche saudável, à tarde, com proteína, fibras e boas fontes de gordura irá gerar menos fome, evitando compensações nas refeições do período noturno, quando precisamos comer com equilíbrio, pois o processo de digestão e o metabolismo já estão mais lentos”, explica a especialista.
A dica da nutricionista é optar por preparos práticos e variar nas opções, sempre pensando nas melhores escolhas nutricionais e no gosto pessoal. É importante evitar alimentos industrializados e ultraprocessados.
Veja 5 lanches sugeridos pela especialista:
1.Iogurte natural com frutas picadas e chia – Misture as frutas da sua preferência com o iogurte natural e complemente com uma colher de chia, semente rica em fibras, proteínas e ômega 3. Opte pelas frutas que gosta para deixar o lanche mais gostoso;
2.Torrada de pão 100% integral com guacamole de abacate e ovo mole – Basta tostar o pão integral na frigideira ou torradeira e complementar com abacate e ovo. Juntos, os alimentos geram saciedade e proporcionam os nutrientes de uma refeição completa;
3.Salada de frutas com semente de girassol e castanhas – Pique as frutas da sua preferência e adicione uma colher de semente de girassol, que garante a saciedade, pelo alto teor de fibras e proteínas. Complete com uma colher de castanhas picada;
4.Sorbet de banana com morango + semente de abóbora – Congele uma ou duas bananas nanicas e depois bata com morango em um mixer até a mistura ficar cremoso. Se necessário, adicione um pouco de água ou leite de coco. Ao servir, inclua uma colher de semente de abóbora, que contém magnésio, cálcio e zinco, essenciais para o bom funcionamento do organismo;
5.Panqueca de banana com aveia recheada com pasta de amendoim – Para a panqueca use 1 ovo, 1 banana nanica amassada, 2 colheres de sopa de farelo de aveia e canela a gosto. Doure a massa em uma frigideira untada. Na hora de comer, acrescente um pouco pasta de pasta de amendoim integral.
Dieta individualizada
A nutricionista Mariana Melendez Araújo, doutoranda em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB), explica que a quantidade de comida consumida nos lanches também deve ser levada em conta. “Não adianta a pessoa se empanturrar de comida saudável, pois isso pode gerar mais calorias do que ela gasta por dia e, daí, não haverá emagrecimento”, ressalta.
“A individualização da dieta é muito importante. As dicas de alimentação funcionam para muitas pessoas, mas o plano de emagrecimento, com as quantidades necessárias, deve ser único, elaborado de acordo com o funcionamento do organismo e as necessidades energéticas de cada pessoa”, explica Melendez.