metropoles.com

Saiba o que agrava o envelhecimento dos cabelos e como combatê-lo

Os fios crescem menos e ficam mais finos com o passar do tempo. Veja dicas sobre o que fazer para conservá-los bonitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Holyoake
cabelo fios
1 de 1 cabelo fios - Foto: Alex Holyoake

Você sabia que, assim como a pele e as unhas, o cabelo também envelhece? O envelhecimento se traduz por fios mais finos, secos e quebradiços. Com o passar dos anos, o estresse oxidativo do organismo faz com que o couro cabeludo tenha menos condições de produzir um fio saudável e o diâmetro dele diminui.  A perda da pigmentação natural dos fios, que produz os cabelos brancos, também é outra característica do processo de envelhecimento.

A idade também influencia no crescimento do cabelo. Em média, nas mulheres os fios crescem cerca de 0,34 mm ao dia, contra 0,37 mm nos homens. A partir dos 70 anos, alguns estudos demonstram uma redução do crescimento em ambos os sexos, com uma média de aproximadamente 0,33 mm/dia.

Além do processo de envelhecimento natural, há doenças do couro cabeludo que evoluem com a perda dos cabelos – como a alopecia, por exemplo. Se você desconfia que a queda do seu cabelo está mais acentuada do que o normal, é importante consultar um dermatologista para fechar um diagnóstico.

Algumas condições e maus hábitos como tabagismo, excesso de química e o ato de prender o cabelo molhado podem fazer com que o processo de envelhecimento comece mais rápido.

Como tratar
Quando o envelhecimento acontece, os métodos mais utilizados para a recuperação dos fios são medicações orais, tópicas e injetáveis no couro cabeludo. O dermatologista pode recomendar o uso de vitaminas específicas, como queratina, biotina e compostos como melatonina. Um tratamento com luz de LED também é uma opção.

A luz de LED emite partículas que penetram no couro cabeludo, estimulando a produção de energia celular, ou seja, o nascimento de novos fios, além de rejuvenescer e fortalecer os outros.

Os cuidados caseiros também são válidos. A lavagem correta, por exemplo, é muito importante e deve ser feita de forma regular, de acordo com as orientações do dermatologista ou do profissional que cuida dos seus fios.

Os shampoos nutritivos infelizmente não alcançam uma alteração significativa na estrutura dos cabelos. Como os fios estão mais finos e frágeis, recomenda-se usar shampoos catiônicos, para evitar o efeito frizz. Os condicionadores com óleos essenciais e silicones, especialmente a dimeticona, ajudam a formar uma camada protetora, facilitando na hora de pentear e preveninco danos.

Para pessoas que enfrentam o envelhecimento do cabelo,  não é recomendado o uso de secador e chapinha muito quentes. Hidratações com proteínas e ácidos graxos essenciais, como a lanolina e a lecitina, são bem-vindos. (Com informações do portal Tua Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?