Taís Araújo foi internada com hérnia de disco. Entenda o diagnóstico
Neurocirurgião explica o que é a hérnia de disco, destaca os sintomas e as possíveis causas da condição da atriz Taís Araújo
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz Taís Araújo precisou ser internada na última segunda-feira (8/1) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir fortes dores nas costas. Segundo a assessoria do hospital, ela precisou passar por cirurgia devido a uma hérnia de disco.
“O diagnóstico das equipes dos doutores Roberto Kalil Filho e Francisco Sampaio Júnior para a causa das dores detectou uma hérnia de disco lombar aguda e, para o tratamento, a atriz foi submetida a um procedimento minimamente invasivo. Ela já recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (10/1) para seguir em tratamento domiciliar”, afirma a assessoria do Sírio-Libanês.
A hérnia de disco é um problema na coluna vertebral que afeta entre 13% a 40% das pessoas ao longo da vida. Dependendo do nível de dor, alguns pacientes recebem indicação para cirurgia corretiva.
Possíveis causas e tratamento
“Pessoas que carregam muito peso, não fazem atividade física ou que são fumantes ou obesos, em combinação com fatores genéticos ou não, são mais suscetíveis a desenvolver a hérnia de disco”, explica o neurocirurgião Osmar José Santos de Moraes, do Hospital Santa Catarina – Paulista.
Geralmente, o tratamento é feito sem cirurgia. No caso, é indicada a prática de atividades de fortalecimento muscular, principalmente da musculatura da coluna, além de alongamentos diários, alimentação saudável para controle do peso corporal, manutenção de uma postura correta e evitar pesos excessivos.
“A maior parte dos casos podem ser tratados somente com mudanças de hábitos e exercícios, porque dois terços da sustentação da coluna são feitos pela musculatura abdominal. Desde que nascemos, as células do disco já começam a deteriorar. Aos 2 anos de idade, 90% delas já se deterioraram. Parar de produzir algumas proteínas que ajudam na função de produção do disco é um processo natural”, destaca o neurocirurgião.
Sintomas da hérnia de disco
A dor lombar, principal sintoma da doença, pode piorar durante a noite. Ela também impossibilita o paciente de ficar muito tempo em pé ou sentado. Fraqueza em uma das pernas e dificuldade para locomoção também podem ser sinais de que é necessário buscar ajuda médica.
Diagnóstico
O diagnóstico da hérnia de disco é feito a partir do relato do paciente, exame físico e exames como tomografia e ressonância magnética. Essa amplitude de procedimentos auxilia na identificação do problema e na determinação do tamanho, local da lesão e indicação do tratamento.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!