Coma a casca! Conheça 6 dicas para aproveitar melhor os nutrientes
Nutricionistas explicam estratégias, como congelar castanhas e adicionar azeite aos vegetais, que proporcionam mais nutrientes aos alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que existem formas de potencializar os nutrientes de frutas, vegetais e oleaginosas? Deixar cebola crua e alho descascados e picados na bancada por alguns minutos, por exemplo, podem estimular as enzimas dos alimentos que, quando consumidos, são capazes de reduzir o colesterol e a pressão arterial.
Algumas técnicas, segundo nutricionistas, podem maximizar o valor nutricional de alguns alimentos. Confira alguns métodos indicados por eles:
1. Congele as castanhas
Segundo o nutricionista Marc O’Meara, do Brigham and Women’s Hospital em Boston, nos Estados Unidos, congelar as oleaginosas evita que as gorduras contidas nas castanhas, por exemplo, se oxidem ou percam a qualidade.
“Digo a todos os meus pacientes para colocarem suas nozes na geladeira. As gorduras oxidadas estão associadas a vários problemas de saúde, aumento do colesterol ruim (LDL). Enquanto isso, a castanha congelada mantém sua qualidade e proporciona equilíbrio do colesterol”, afirmou O’Meara, em entrevista ao site Daily Mail.
2. Deixe o alho e a cebola esperando
Cebola e alho são ingredientes repletos de vitaminas B, vitamina C, potássio e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação do organismo. Esses e outros benefícios são melhor aproveitados ao cortar os ingredientes e deixá-los esperando por alguns minutos ali mesmo na tábua, de acordo com a nutricionista Michele Wisla, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos.
3. Cozinhe os tomates
“Quando você cozinha o tomate, a vitamina C, as fibras e os minerais, como magnésio, fósforo e potássio, são mais facilmente absorvidos pelo nosso corpo. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora do sono, controla a ansiedade e protege contra quadros gripais”, afirmou Michele, também em entrevista ao site Daily Mail.
4. Fique com a casca da melancia
Embora não pareça saborosa, a casca da melancia tem tantos nutrientes quanto a parte “carnuda” da fruta. A superfície dela possui citrulina, um aminoácido com benefícios relacionados à saúde cardiovascular e sexual, além da melhora na performance esportiva.
5. Cozinhe o vegetais a vapor
“A vitamina C contida em vegetais, como espinafre, couve e brócolis, é decomposta durante o processo de cozimento na água. Portanto, o ideal é cozinhá-los no vapor para manter os nutrientes com poder de fortalecer o sistema imunológico”, explicou O’Meara.
6. Adicione azeite para obter mais nutrientes
Além de evitar o cozimento na água, os especialistas sugerem que as pessoas adicionem azeite de oliva no preparo dos vegetais. A adição proporciona ácidos graxos ômega-3, componente associados positivamente à circulação, estrutura e função saudável do cérebro.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!