metropoles.com

Saiba como uso “coletivo” do sabonete por Fiuk pode fazer mal à saúde

Dermatologista afirma que o produto de higiene pessoal não deve ser dividido nem por casais pois fungos e bactérias podem ser transmitidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Reprodução
Fiuk no BBB21
1 de 1 Fiuk no BBB21 - Foto: TV Globo/Reprodução

Fiuk surpreendeu os companheiros de confinamento do BBB21, na manhã desta terça-feira (30/3), ao revelar que estava tomando banho há dias com um dos sabonetes do banheiro do quarto colorido, mesmo sem saber a quem ele pertencia. “Eu achava que era coletivo”, disse. “A gente está morando em comunidade”, justificou o cantor.

Surpreso, João disparou: “Você achou que o sabonete era coletivo, meu amor? Cada um tem o seu”. E Camila completou: “O Fiuk enfiando o sabonete no rabo e depois eu passo no rosto”, disse a carioca em tom de brincadeira.

O filho de Fábio Júnior justificou que não sabia onde pegar um sabonete novo e tentou acalmar os colegas explicando que tem o hábito de ensaboar as mãos e não passa a barra diretamente no corpo.

A dermatologista Luanna Portela,  integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF (SBD-DF), afirma que os produtos de higiene pessoal – como sabonetes, lâminas de barbear e escovas de dente, por exemplo – não devem ser compartilhados pois podem acumular fungos e bactérias que podem ser passados de uma pessoa para a outra.

“A chance é pequena, principalmente nos sabonetes que têm substâncias bactericidas, mas deve-se evitar, pois ainda assim existe a chance transmissão de doenças como micoses, provocadas por fungos, e do HPV”, destaca. O vírus do papiloma humano (HPV) causa verrugas em diversas partes do corpo, podem chegar a virar um câncer no estágio mais grave.

“O ideal é que não se divida produtos de higiene pessoal. Cada um deve ter o seu. O sabonete sequer deve ser dividido por um casal pois, se uma das pessoas estiver com herpes genital ativa, ele pode passar para o outro. O vírus da herpes é passado durante a atividade, quando se está com a ferida”, explica Luanna.

Quando for inevitável dividir o produto, a dermatologista recomenda que ele seja enxaguado antes e depois do uso com água corrente, assim como Fiuk fez.

Sabonete de rosto no corpo?

A reação de Camila ao fato de Fiuk estar, possivelmente, usando seu sabonete de rosto levanta outra discussão: os produtos feitos para a face não devem usados no corpo.

De acordo com a dermatologista, o sabonete de rosto tem componentes de limpeza mais suaves e menos substâncias bactericidas, com composição específica para o rosto, o que prejudica a higiene adequada de outras partes do corpo. “Se não tiver um para cada região, o indicado é lavar primeiro o rosto e depois o corpo”, finaliza a representante da SBD-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?