Saiba como tratar hemorroidas na gravidez
Bastante comum no último trimestre, a doença é pouco comentada. Pacientes com histórico de constipação têm mais chances
atualizado
Compartilhar notícia
As hemorroidas na gravidez são um assunto pouco comentado, apesar de serem bastante comuns principalmente no último trimestre. Pacientes com histórico de constipação ou casos na família devem ficar mais atentas. O aumento de peso corporal e da pressão exercida na região pélvica, a prisão de ventre e o aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo fazem com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, originando as hemorroidas.
Os sintomas mais comuns são dores na região anal para evacuar, sentar e andar, coceira no ânus, sangue ao redor das fezes ou no papel higiênico e saliências ou papos no ânus, no caso de hemorroidas externas. As hemorroidas externas na gravidez não impedem o trabalho de parto normal e não justificam uma cesárea, mas essa decisão depende do desejo da mulher e da opinião do obstetra.
O proctologista Dirceu de Castro afirma que, durante a gravidez, o tratamento tende a ser mais conservador, com pomadas ou remédios, banhos de assento morno e uma dieta bem balanceada.