Saiba como identificar esclerose múltipla ainda no início dos sintomas
No Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, entenda melhor como lidar com a doença e como identificá-la
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (30/8) é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Uma data simbólica e que, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de informar as pessoas sobre a condição. A doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete cerca de 40 mil pessoas apenas no Brasil.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune. Ela gera uma alteração no sistema imunológico do paciente e induz que as células de defesa do organismo “ataquem” involuntariamente o sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
Apesar de ainda não existir uma cura definitiva para a doença, o tratamento é capaz de proporcionar uma boa qualidade de vida ao paciente. Mas, para que isso ocorra, é necessário que o diagnóstico seja feito nos primeiros estágios.
No começo da condição, a esclerose múltipla pode provocar alguns sintomas. Entre eles estão:
- Fadiga;
- Alterações no intestino;
- Dores;
- Alterações visuais unilaterais;
- Dores oculares.
Confira o restante dos sintomas no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.