Saiba como identificar a ansiedade em crianças e adolescentes
Condições emocionais como estresse e ansiedade também surgem em crianças e adolescentes, sabia? Descubra quais são os principais sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que as questões sobre saúde mental também englobam os mais novos? Isso porque alguns acontecimentos podem causar grandes impactos no emocional, independentemente da idade. As mudanças decorrentes da pandemia são um grande exemplo disso, afinal, trouxeram novos desafios e um modo de vida diferente. E se até os adultos precisaram lidar com crises de depressão, ansiedade e estresse, como será que ficaram as crianças e adolescentes diante desse cenário?
“A pandemia trouxe perdas, além das mortes de pessoas queridas. Aulas online, encontros virtuais, falta de interações pessoais e impossibilidade de contatos com amigos e familiares, gerando uma ansiedade além do normal”, explica a pediatra Felícia Szeles.
E vale destacar ainda que essas condições não surgem exclusivamente pela pandemia: diversas situações podem causá-las, como a separação dos pais, problemas na escola, conflitos nas amizades, entre outros contextos. Por essa razão, é preciso estar sempre de olho na rotina e comportamento das crianças e adolescentes.
Afinal, adaptação sempre é um assunto complicado para os pequenos. E essas limitações podem não acabar na infância, perdurando até a puberdade e adolescência. A personalidade em formação e as novas descobertas diárias, quando aliadas principalmente ao contexto pandêmico e suas restrições — que voltam a se intensificar —, mostram uma grande explosão de sentimentos, como o medo.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.