Saiba como evitar quedas em casa, principal causa de trauma em idosos
Idosos têm mais chances de sofrer quedas porque possuem musculatura mais fraca, também estão mais suscetíveis a fraturar os ossos
atualizado
Compartilhar notícia
Por conta da perda de massa muscular, os idosos têm mais chances de sofrer quedas em casa. Também são mais suscetíveis ao risco de fraturar o fêmur e quadril devido à fragilidade óssea.
O ortopedista Lorenzo Fagotti, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, explica que, com a idade, o corpo experimenta uma redução natural da vitamina D, o que acaba prejudicando a absorção de cálcio pelo corpo. “Essa é, inclusive, uma das causas da osteoporose“, detalha.
Existem maneiras de diminuir os riscos de sofrer quedas. Mudanças simples nos hábitos, como a realização de exercícios que proporcionam melhora no equilíbrio e ganho de força muscular, são uma forma de evitar acidentes. Realizar caminhadas periódicas também ajuda na condição física.
Além dos exercícios, os médicos podem receitar suplementações como bifosfonatos, cálcio e vitamina D para o tratamento de pacientes com ossos frágeis ou osteoporose.
De acordo com o ortopedista Christiano Saliba Uliana, do Hospital VITA, é importante ficar atento aos riscos que o ambiente domiciliar apresenta ao idoso. Algumas mudanças em casa podem evitar quedas. Entre as medidas, Saliba alerta para a necessidade de o ambiente estar sempre bem iluminado e o chão esteja sempre seco.
Ele também sugere que os donos da casa instalem fitas antiderrapantes e que degraus e tapetes sejam evitados. Já os banheiros devem ser adaptados com barras de apoio e a altura do vaso sanitário deve ser elevada.
(*) Shyrlem Barbosa é estagiária do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia