Saiba como casamento entre arroz e feijão ajuda a sua saúde
A combinação fornece uma boa quantidade de proteínas para o corpo e pode ser consumida diariamente
atualizado
Compartilhar notícia
O arroz e o feijão estão sempre presentes à mesa dos brasileiros. Juntos formam uma combinação que abrange uma cadeia completa de aminoácidos essenciais, incluindo alguns que o corpo não produz.
Também fornecem uma boa quantidade de proteínas, ainda que a refeição não esteja acompanhada de outro alimento como a carne ou o frango, por exemplo.
A nutricionista esportiva Isabela Zago, sócia da clínica GoNutri, comenta que o arroz e feijão podem ser consumidos todos os dias, mas que isso depende do objetivo alimentar de cada um e da forma como os alimentos são preparados.
Isabela explica que o único problema são os desconfortos intestinais, pois a digestão do arroz e do feijão é bastante lenta. “É importante deixar esses grãos de molho por um período de oito a doze horas antes de cozinhá-los para facilitar a digestão posterior”, afirma a nutricionista.
De acordo com Zago, podemos consumir arroz e feijão tanto nas dietas de emagrecimento quanto nas de ganho de massa muscular – os dois são fontes de carboidratos. Ela ressalta, entretanto, que é necessário fazer uma análise individual de cada paciente para estabelecer a frequência e as quantidades.
Outras combinações
A nutricionista Laura de Souza, da clínica Nutrindo o Conhecimento, sugere duas colheres de servir de arroz para uma concha de feijão.
Ela lembra, entretanto, que a variedade alimentar é importante para aumentar o aporte de diferentes nutrientes para o corpo. Laura sugere combinações com benefícios semelhantes aos do arroz e feijão: “Se o objetivo for garantir os aminoácidos essenciais, as combinações de cereal com leguminosa, como por exemplo, arroz integral com lentilha, trigo com grão de bico, ervilha com milho, funcionam bem”.