Saiba como a posição de dormir influencia sua noite de sono
Cada um tem sua posição preferida, mas dependendo do jeito pode haver demasiada pressão na coluna ou nos ombros, o que atrapalha o descanso
atualizado
Compartilhar notícia
Dormir bem influencia totalmente em como vai ser o seu dia seguinte. É durante o sono que o corpo otimiza o metabolismo, armazena informações, recupera os músculos e fortalece o sistema imune.
Cada pessoa tem uma posição preferida para dormir, mas o que poucos sabem é que a maneira como você pega no sono e passa a noite impacta no seu descanso.
Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o terapeuta Andrew Doody explicou, que descobrir as melhores posições ajuda a aliviar as dores no corpo, principalmente na região da lombar e nas costas.
De acordo com ele, o ideal é encontrar uma ou duas posições que sejam confortáveis e garantam uma boa noite de sono: “Ter mais de um ajuda para que você não fique preso na mesma posição por horas a fio. Todo mundo dorme de forma diferente”.
Não há uma posição perfeita para todos, elas variaram de acordo com cada pessoa. No entanto, ele afirma que uma coisa para se ficar atento é se cabeça, ombros e quadris estão alinhados. “A melhor maneira para garantir isso, geralmente, é dormir de costas ou de lado“.
Dormindo de costas
Andrew Doody considera que deitar de costas, com a barriga para cima, é provavelmente a melhor posição para manter a coluna saudável. Ele explica que desse jeito há “um bom alinhamento da coluna desde a cabeça até as vértebras cervicais“.
O médico explica que, como as costas são a maior área do nosso corpo, o peso se distribui amplamente nesta posição, minimizando pontos críticos de pressão. “Se você tiver problemas na coluna lombar, pode se sentir mais confortável com um travesseiro colocado sob os joelhos”, sugere.
A dica permite que a coluna lombar se flexione suavemente, tirando a pressão das articulações e de nervos que normalmente estão mais expostos.
Posição fetal
De acordo com o especialista, na posição fetal, é comum que a coluna seja levemente flexionada, com os joelhos um pouco voltados para o peito. A maioria das pessoas considera esse jeito de dormir confortável e pode ajudar no sono caso você tenha hérnia de disco.
Um travesseiro entre os joelhos é novamente recomendado, pois impede que a parte superior da perna caia para a frente, mantendo o alinhamento da coluna e do quadril.
Dormindo de lado
Dormir de lado é a posição de dormir preferida de muitas pessoas. Com a idade, temos a tendência de dormir de lado para aliviar dores nas articulações e nas costas.
Entretanto, esse jeito tem algumas desvantagens pois aumenta as chances de incômodos no ombro e de rugas faciais, pois o rosto fica pressionado apenas para um lado. Os especialistas recomendam que, pelo menos, os lados sejam alternados frequentemente.
Dormindo de bruços
Andrew Doody comenta que dormir com a barriga para baixo pode causar muito esforço nas suas costas por esticá-las demais. Entretanto, um travesseiro mais leve sob a barriga pode gerar alívio na região.
Dormir de frente não é uma boa posição para pegar no sono porque a cabeça geralmente está virada para um lado, torcendo a coluna e colocando ainda mais pressão no pescoço e nos ombros.