Saiba 8 sintomas da gravidez que aparecem antes da menstruação atrasar
O principal indicativo de uma possível gestação é o atraso menstrual. Contudo, antes mesmo de isso ocorrer, podem aparecer outros sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
O atraso menstrual é o principal indicativo de uma possível gestação. Contudo, antes mesmo de ele ocorrer, alguns outros sintomas podem se manifestar no corpo feminino caso a fecundação tenha acontecido.
Seios doloridos, náuseas frequentes, cólicas, dores abdominais leves ou cansaço excessivo podem indicar que a mulher está grávida.
Os sintomas que surgem antes do atraso menstrual são relativamente frequentes em todas as mulheres e ocorrem devido às alterações hormonais, principalmente devido à produção de progesterona.
O hormônio aumenta logo após a ovulação para preservar o endométrio e permitir que exista a implantação do óvulo fecundado no útero. Em decorrência desse processo, a mulher para de menstruar.
Contudo, esses sintomas também podem surgir no período pré-menstrual, o que pode confundir um pouco as mulheres que estão tentando engravidar ou que tiveram relações sexuais sem proteção.
Por isso, caso apareçam esses sinais, o melhor é esperar para que se confirme o atraso menstrual e depois realizar os exames para identificar o hormônio relacionado à gravidez, chamado de beta-HCG.
Sintomas de gravidez antes do atraso
Alguns dos sintomas que podem aparecer antes do atraso menstrual e ser indicativos de gravidez são:
- Dor nos seios, que acontece devido ao aumento da produção de hormônios;
- Escurecimento das aréolas;
- Sangramento rosado, que pode acontecer até 15 dias após a fecundação;
- Inchaço e dor abdominal;
- Cansaço excessivo sem motivo aparente;
- Aumento da frequência para urinar;
- Prisão de ventre;
- Náuseas frequentes.
Como saber se é gravidez
Para confirmar que os sintomas apresentados antes do atraso menstrual são de gravidez, é importante estar atenta ao ciclo menstrual.
Por isso, a mulher precisa observar se teve relação sexual durante o período fértil, que é o intervalo de dias em que existe maior chance de engravidar.
No caso de ciclos menstruais irregulares, é importante anotar a duração do ciclo mais longo e do ciclo mais curto dos últimos 3 ciclos. Esta é a forma mais confiável de fazer o cálculo para saber o período fértil.
Para confirmar a gravidez, é importante consultar um ginecologista e fazer um exame de sangue beta-HCG.