Rússia registra nova variante da Covid-19 mais contagiosa que Delta
Vírus tem potencial para se espalhar amplamente pelo país, aumentando os novos casos de infecção. Rússia enfrenta pior momento da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova variante do novo coronavírus, identificada como AY.4.2, vem preocupando as autoridades de saúde da Rússia. A agência de notícias RIA informou nesta quinta-feira (21/10) que o país registrou novos casos de Covid-19 relacionados à cepa, considerada ainda mais contagiosa do que a variante Delta.
Kamil Khafizov, pesquisador sênior do órgão de vigilância do Estado, disse à agência ser possível que a nova variante se espalhe amplamente pelo país podendo, eventualmente, substituir a variante Delta e provocar um aumento significativo no número de novos casos.
A Rússia vive um momento delicado na pandemia de Covid-19, com o aumento expressivo no número de novos casos e óbitos provocados pela infecção. Nessa quarta-feira (20/10) o país registrou o recorde diário de 1.028 mortes e 34.073 novas infecções.
Apesar de ter sido um dos primeiros países a lançar uma vacina contra a Covid-19, em dezembro de 2020, a Rússia não conseguiu fazer com a população aderisse à campanha de imunização. Apenas 32% das pessoas foram vacinadas até essa quarta, segundo o levantamento do portal Our World in Data, da Universidade de Oxford. (Com informações da agência Reuters)
Saiba mais sobre as variantes do coronavírus: