metropoles.com

Rússia rebate críticas sobre vacina em tempo recorde: “Sem fundamento”

Imunização registrada no país seria a primeira do mundo a proteger contra a Covid-19, mas desperta desconfiança na comunidade científica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ThisisEngineering RAEng/Unsplash
vacina sendo fabricada em laboratório
1 de 1 vacina sendo fabricada em laboratório - Foto: ThisisEngineering RAEng/Unsplash

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (12/8), que a aplicação da vacina contra Covid-19 desenvolvida no país será iniciada em duas semanas. Os médicos russos serão os primeiros a receber a imunização, cujo registro foi anunciado na terça (11/8) pelo presidente do país, Vladimir Putin.

Os responsáveis pelo desenvolvimento da vacina consideraram as preocupações da comunidade científica internacional em relação à segurança do medicamento “sem fundamento”. Alexander Ginsburg, diretor do Instituto Gamaleya, disse que os ensaios clínicos sobre a vacina serão publicados assim que forem analisados por especialistas do país. De acordo com ele, a Rússia planeja produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não conhece os dados que atestam a eficácia e a segurança da vacina russa e que só poderia referendá-la depois de ter acesso a essas informações. A agência internacional acrescentou, no entanto, que um país pode fazer o registro de um medicamento sem necessitar de aval internacional.

Segundo o governo russo, o Brasil está entre os países que devem participar da fase 3 dos estudos clínicos – última etapa de testes quando a imunização é aplicada em um grande grupo de pessoas. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), formaliza nesta quarta (12/8) uma parceria com a Rússia para a realização de testes e produção da vacina, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou esses ensaios clínicos. (Com informações da Reuters)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?